segunda-feira, 16 de agosto de 2021
HIPOCRISIA GERAL Sobre Ensino Remoto nas Escolas Públicas.
HIPOCRISIA GERAL Sobre Aulas Remotas nas redes públicas do RJ.
A Globo ataca o fato da rede estadual manter as escolas sem aula presencial,e isso estando o estado com bandeira vermelha, quando deveria cobrar do Estado o fato da grande maioria dos estudantes não terem o ferramental e meio para o remoto devido as condições socioecnômicas de suas famílias.
Caberia ao estado prover os alunos com todo o ferramental necessário para isso, e não só prover os alunos, mais também os Docentes uma vez que partiu da premissa que todos dispõem do aparato para essa atividade. O fato é que o Docente não é obrigado a ter computador e Internet. Lembrando ainda que a categoria está com salário congelado desde Julho de 2014, plano de cargos e salários também congelado e com isso amargando perda de 47,27% de acordo com o IPCA de Julho/2021, mas mesmo assim os Docentes abraçaram o remoto com fervor mesmo cientes de que o mesmo seria altamente excludente.Infelizmente o sindicato (SEPE) também entrou nessa farsa, quando deveria mobilizar a categoria para juntos pressionarem o governo via Seeduc para que provesse a todos para o remoto.
Cabe ressaltar que o ex secretário de educação estadual do RJ, Comte Bittencourt ao assumir em 2020 constatou que somente 32% dos alunos tinham realizado algum acesso na plataforma.
Somente recentemente o governo proveu os Docentes com R$ 1.500,00 de auxílio tecnológico, valor esse insuficiente para se adquirir um ferramental de boa qualidade. Lembrando que no estado do Espirito Santos o governo proveu os Docentes com R$ 5.000,00 de auxílio tecnológico.
Conclusão: caberia ao estado se realmente quizesse resolver o problema prover a todos com ferramental, Internet e uma plataforma que não pairasse dúvida sobre a mesma.