SaeRJinho não é obrigação dos DOCENTES.
Aos Docentes da rede
estadual do RJ ( Seeduc)
( Texto do amigo Mauropazeamor Motta)
Existe luz no fim do túnel. Viva a lei Áurea!!!!!!!
SAERJINHO NÃO É TAREFA NOSSA.
( Texto do amigo Mauropazeamor Motta)
Existe luz no fim do túnel. Viva a lei Áurea!!!!!!!
SAERJINHO NÃO É TAREFA NOSSA.
Não somos obrigados a aplicar a prova governamental, chamada de Saerjinho pois é um serviço extra ao qual não ocorre pagamento extra. O tempo utilizado para o saeRJinho/SaeRJ poderíamos utilizar em horas/aula importante para nós, pois isso reduz o tempo para passarmos nossos conteúdos,
mais interessantes e importantes que a tal prova governamental? Porque não fazem essas provas, sábados, domingos ou feriados? Pagando aplicadores para sua realização? Porque não nos pagam ao invés de nos ameaçarem com cartinhas para as metropolitanas, nos acusando de nem sei o que poderiam? Não nos pagam salários dignos, e sim bônus, que temos que conquistar com “produtividade”, muito afinco e entrega ao serviço. O SAERJ, já é pago, mas, curiosamente os professores de Língua Portuguesa e Matemática são proibidos de aplicar, pois alegam que esses docentes poderiam ajudar (?) nossos alunos, e com isso fraudar o resultado da prova, e o mais engraçado é que em todas as duas vezes que “tivemos notícias” de algum tipo de fraude, haviam diretores envolvidos nela. Porque não proibiram que essas avaliações ainda fossem manuseadas por eles?
Bruno Subúrbio comentou em
21 de setembro de 2015.
POR QUE NÃO APLICAR O SAERJ/SAERJINHO?
• O governo gasta milhões dos recursos públicos por ano para garantir a aplicação das avaliações externas, em contrapartida se recusa a reajustar o salário dos profissionais da educação e investir em infraestrutura e melhores condições de trabalho.
• A política de metas, fundamentada nos princípios da meritocracia, é um método de responsabilização dos professores, funcionários e estudantes pelos problemas e debilidades da escola, ao mesmo tempo em que isenta o governo de qualquer culpa sobre a precarização da rede pública de ensino. Os problemas da escola são nossos, mas não fomos nós que os criamos, o governo é o verdadeiro responsável!
• Os trabalhadores da educação sofreram uma perda salarial enorme nos últimos anos, nossos salários têm sido corroídos pela alta inflação em consequência da ausência de reajustes. Com o Saerj e outras medidas de “avaliação” o governo pretende nos impor a ideia de que se os alunos não correspondem as expectativas, é por exclusiva incompetência dos professores e funcionários, não sendo, portanto, merecedores das gratificações. Ou seja, subordinam a remuneração dos profissionais às metas, mantendo uma dura política de arrocho salarial.
• Os resultados do saerj/saerjinho são utilizados contra as instituições de ensino. É perfeitamente questionável a utilização de provas objetivas como método para avaliação de uma escola. Isso, em si, já é um grande problema, porém, mais grave ainda, é usar o resultado desses exames para punir as escolas que não alcançam as metas estipuladas. Se realmente existisse preocupação com a qualidade do ensino, o governo faria justamente o contrário, investiria e tomaria os cuidados necessários principalmente com as escolas que apresentam mais deficiências e dificuldades, o que contribuiria para redução da desigualdade entre as unidades. A meritocracia “favorece” um número reduzido de escolas, marginalizando as demais e aprofundando seus problemas.
• O saerj/saerjinho também tem ferido a autonomia pedagógica do professor(a). A elaboração das provas é fruto de um processo autoritário que não passa pelos profissionais das escolas e que se impõe com um caráter “obrigatório” através de determinações em portarias. Observamos uma tendência geral nas escolas da Rede Estadual de desmerecimento das avaliações criadas pelo(a) professor(a) – quem realmente conhece a realidade objetiva e, por isso, está em melhores condições de avaliar – e uma supervalorização das avaliações externas. Isso se expressa de forma mais clara quando, em alguns casos, os alunos recebem pontuação simplesmente por terem realizado a prova, independente de seu rendimento. O saerjinho funciona como um treinamento para o Saerj, que por sua vez, pode ser entendido como um treinamento para o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), dessa forma, converte-se os educadores em preparadores para provas – cujos resultados não expressam a realidade. Educar para além de habilidades e competências, ou seja, para a construção de uma prática questionadora e transformadora, para a criatividade e inventividade, etc., torna-se secundário. Pretende-se com tudo isso criar índices que mascarem a realidade, dados que sirvam como uma maquiagem que sirva para dificultar enxergar os problemas fundamentais da educação.
• Um projeto meritocrático muito semelhante é aplicado em escolas nos Estados Unidos, o desfecho desse processo lá é o que já sofremos aqui em certa medida e ainda nos aguarda de forma mais aprofundada num futuro próximo, a privatização do ensino público. As autoridades públicas nos EUA trataram de responsabilizar as escolas pelos seus problemas, reduzir investimentos, precarizar e, por fim, vender a educação para iniciativa privada. Junto com a privatização, vem o aumento da instabilidade profissional, redução da autonomia, deterioração das condições de vida dos trabalhadores e restrição do acesso ao direito à educação.
BOICOTE AO SAERJ/SAERJINHO!
GARANTIR A AUTONOMIA PEDAGÓGIA E UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!
FIM IMEDIATO DA MERITOCRACIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA!
GARANTIR A AUTONOMIA PEDAGÓGIA E UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!
FIM IMEDIATO DA MERITOCRACIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA!
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Sobre SAERJ , a Saber :
EXTRATO DE INSTRUMENTO CONTRATUAL
INSTRUMENTO: Contrato SEEDUC nº 24/2013.
DATA DA ASSINATURA: 15/04/2013.
PARTES: O Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria
de Estado de Educação e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE
FORA.
VALOR: R$ 28.719.224,88.
OBJETO: Prestação de serviços para elaboração, realização e análise
de avaliação externa do desempenho escolar em larga escala, do Estado do Rio de Janeiro, denominado Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro - SAERJ, para o exercício de 2013 a 2015, conforme Termo de Referência, que integra o presente,independentemente de transcrição.
PRAZO: 03 (três) anos a contar da data da publicação no DOERJ.
FUNDAMENTO : Lei Federal nº 8.666/93, Lei Estadual nº 287/79, Decretos números 3.149/80 e 21.081/94.
PROGRAMA DE TRABALHO: 180101212203012691.
CÓDIGO DE DESPESAS: 3390.39.
FONTE DE RECURSOS: 22.
EMPENHO Nº 2013NE07705.
PROCESSO Nº E-03/9.578/2012.
Id: 1478997
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Vejam a seguir a orientação dada pelo SEPE sobre essa “obrigatoriedade”.
Da Secretaria do Departamento Jurídico do SEPE
Para Professor Mauro (em particular) e Todos os demais (no geral)
Prezado Professores, boa tarde!
Em
hipótese alguma, você pode ser obrigado a aplicar a prova do SAERJ e SAERJINHO.
A LDB é muito clara com relação à função do professor (a). Já pautamos essa questão em Audiência com o Secretario de Educação e ele afirmou mais de uma vez que esse tipo de exigência, não parte da Secretaria e sim de alguns diretor(as) mal informados(as). O secretário faz questão de frisar que o professor não pode ser obrigado, o que as diretor(as) podem fazer é tentar convencê-los.
A LDB é muito clara com relação à função do professor (a). Já pautamos essa questão em Audiência com o Secretario de Educação e ele afirmou mais de uma vez que esse tipo de exigência, não parte da Secretaria e sim de alguns diretor(as) mal informados(as). O secretário faz questão de frisar que o professor não pode ser obrigado, o que as diretor(as) podem fazer é tentar convencê-los.
Paralelamente o servidor poderá ter um atendimento com orientação das advogada que
atende as questões coletivas da rede estadual.
A Drª Juliana, que atende toda segunda-feira, das 10h00min às 14h00minh;
atende as questões coletivas da rede estadual.
A Drª Juliana, que atende toda segunda-feira, das 10h00min às 14h00minh;
Drª Elaine, que atende toda terça-feira, das 14h00min às 17h00minh.
Abs.
Abs.
Marta Moraes
Coordenação Geral do SEPE.
TEL.: 0312121950450
Secretaria: secretaria@seperj.org.br
Departamento Jurídico: juridico@seperj.org.br
Coordenação Geral do SEPE.
TEL.: 0312121950450
Secretaria: secretaria@seperj.org.br
Departamento Jurídico: juridico@seperj.org.br
Em jan/2015 em audiência na Seeduc com o secretário de educação:
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Em 12 de abril de 2015 postei :
eu, Omar Costa questionei por e-mail em 06/04/15 o jurídico e direção do Sepe sobre o assédio que as direções andam fazendo sobre os docentes p/ aplicação dessa 'coisa', e recebi no dia seguinte (07/04/15) o seguinte e-mail do jurídico do Sepe :
De Jurídico SEPE
Para eu
Hoje em 11:27 AM
Prezado Servidor, bom dia!
Vários profissionais de educação têm procurado a direção do Sepe para denunciar que as Metropolitanas estão obrigando os profissionais de educação a aplicarem a prova do SAERJ. A orientação do sindicato é que nenhum profissional de educação poderá ser obrigado a aplicar a prova do SAERJ - isso inclusive já foi reafirmado em várias audiências com o ex-secretário de Educação e com o secretário atual, professor Antônio Neto.
A única consequência que esse profissional sofrerá ao não aceitar aplicar essa prova será o não recebimento da gratificação do plano de metas. Todos aqueles que por opção político pedagógica se recusarem a realizar essa avaliação não podem sofrer nenhum tipo de retaliação ou ameaças. Caso isso aconteça, esses profissionais devem procurar imediatamente a direção do sindicato para denunciar a situação.
* Esse informe está postado no site do Sepe.
Att,
Secretaria do Departamento Jurídico do Sepe.
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Porque sou Contra a Aplicação dessas avaliações:
Primeiro por se tratar de uma das peças da engrenagem do Plano de Metas que o governo estadual insiste em aplicar na rede estadual, mesmo quando o mesmo comprovadamente se mostrou ineficaz em várias cidades onde fora aplicado por vários anos, como por exemplo em New York, onde Diane Ravitch, ex-secretária de Educação norte-americana fala sobre a falência da meritocracia no livro “Vida e morte do grande Sistema Escolar Americano”. Ravitch foi secretária assistente de educação nos governos Bush (pai) e Clinton, além de líder do movimento para a criação de um currículo nacional – ela era uma grande defensora da meritocracia e dos testes padronizados (os provões) nas escolas de seu país, mas após trabalhar no governo, reviu radicalmente sua visão. O livro mostra como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a Educação.
Mais sobre o fracasso da Meritocracia na Educação , no link :
http://jornalggn.com.br/noticia/como-o-modelo-de-mercado-ameaca-a-educacao
Segundo, pelo fato do mesmo se basear no currículo mínimo, o qual não considero adequado tanto em Matemática como em Física. Como exemplo cito o currículo mínimo do 1º ano do ensino médio de Matemática, que parte da premissa que os alunos recebidos no ensino médio regular apresentam os pré requisitos necessários para iniciarem o ensino médio, o que não é verdade, pois a grande maioria dos alunos recebidos são de analfabetos funcionais e não sabem nem mesmo realizar as quatro operações da Aritmética.
Para exemplificar essa situação transcrevo a avaliação do 1º Bimestre aplicada a 34 alunos do 1º Ano do Ensino Médio, bem como a Análise estatística do desempenho.
1) Arme e efetue:
a) 3691,68 X 4,5 =
b) 3964,03–979,95 =
2) A nova embalagem de Coca Cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro você poderá encher, se na sua festa existem 6 destas embalagens para servir aos seus convidados?
3) Um terreno retangular de área ( Comprimento X Largura ) 875 m2 , tem o seu comprimento excedendo em 10 metros a largura. Escreva a equação que representa o problema.
4) (Cefet-MG) Uma bomba de água é ligada para encher uma piscina de 4600 litros, inicialmente vazia. A tabela informa o volume de água na piscina em alguns instantes:
Tempo (em minutos) : 1 2 3 4 5
Volume (em litros) : 23 46 69 92 115
Logo, baseado nas informações, responda :
> Qual é a vazão (Volume/ Tempo) de água lançada por essa bomba , em litros por minuto?
> Em quanto tempo a piscina estará cheia?
> Que expressão matemática representa o volume(v) de água necessária para encher a piscina após “t” minutos de funcionamento da bomba?
5) Escreva cinco(5) números primos terminados pelo algarismo sete (7),efetue a soma entre eles, e em seguida multiplique o resultado por sete (7). A seguir represente o resultado final em ‘algarismos romanos’. (.........+........+........+........+.........) x 7 = ....................
Em algarismos romanos: ...................
6) Suponha que você está em Bangu e precisa chegar rapidamente em Madureira, a uma distância de 10Km e aparecem dois táxis, sendo que o táxi AZUL cobra R$ 1,50 a bandeirada (partida) mais R$ 2,50 por quilômetro rodado e o táxi BRANCO cobra R$ 5,50 a bandeirada mais R$ 2,00 por quilômetro rodado. Qual dos dois você pegaria de modo a não ter prejuízo, caso tivesse escolhido o outro?............ E qual seria o seu lucro? ..................
7) Qual é o valor numérico da expressão:
(4 + 22 / 2 +32. 4 / 12) / [( 1- 9/10 ).(- 1/3)2] =
8) Substitua o símbolo ▲ pelo maior algarismo possível,de modo que os números abaixo se tornem divisíveis:
a) 4517▲05 por 3.
b) 71653▲6 por 4
9) Transforme as unidades.
a) 3405,9 m =.......................hm
b) 0,01934 km=...................mm
c) 9180465 mm =................ Km
d ) 2,51m = .....................cm
10 ) Um número somado ao seu triplo é igual a 52 . Calcule esse nº.
A Análise do Desempenho dos que fizeram a Avaliação.
Legenda : A ( Acertaram ) , FME ( Fizeram Mas Erraram ) e ÑF ( Não Fizeram )
1ª Q ( Nível 6º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 32 % e ÑF = 68 %
2ª Q (Nível 7º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 15 % e ÑF = 85 %
3ª Q (Nível 7º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 0 % e ÑF = 100 %
4ª Q (Nível 7º Ano EF ) : A = 3 % , FME = 12 % e ÑF = 85%
5ª Q (Nível 5º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 35 % e ÑF = 65%
6ª Q (Nível 7º Ano EF ) : A = 9 % , FME = 3% e ÑF = 88 %
7ª Q (Nível 5º Ano EF ) : A = 0% , FME = 0 % e ÑF = 100%
8ª Q (Nível 7º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 3% e ÑF = 97%
9ª Q (Nível 6º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 35% e ÑF = 65%
10ª Q ( Nível 8º Ano EF ) : A= 3 % , FME = 15% e ÑF = 82%
Onde fica evidente o fraco desempenho. Esse fato ocorre por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, embora tenhamos feito uma revisão de conteúdos necessários, pois são pré requisitos para a aprendizagem da Matemática do ensino médio, para Física e de Química. No entanto falta ESTUDAREM e de quererem aprender.
a) 3691,68 X 4,5 =
b) 3964,03–979,95 =
2) A nova embalagem de Coca Cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro você poderá encher, se na sua festa existem 6 destas embalagens para servir aos seus convidados?
3) Um terreno retangular de área ( Comprimento X Largura ) 875 m2 , tem o seu comprimento excedendo em 10 metros a largura. Escreva a equação que representa o problema.
4) (Cefet-MG) Uma bomba de água é ligada para encher uma piscina de 4600 litros, inicialmente vazia. A tabela informa o volume de água na piscina em alguns instantes:
Tempo (em minutos) : 1 2 3 4 5
Volume (em litros) : 23 46 69 92 115
Logo, baseado nas informações, responda :
> Qual é a vazão (Volume/ Tempo) de água lançada por essa bomba , em litros por minuto?
> Em quanto tempo a piscina estará cheia?
> Que expressão matemática representa o volume(v) de água necessária para encher a piscina após “t” minutos de funcionamento da bomba?
5) Escreva cinco(5) números primos terminados pelo algarismo sete (7),efetue a soma entre eles, e em seguida multiplique o resultado por sete (7). A seguir represente o resultado final em ‘algarismos romanos’. (.........+........+........+........+.........) x 7 = ....................
Em algarismos romanos: ...................
6) Suponha que você está em Bangu e precisa chegar rapidamente em Madureira, a uma distância de 10Km e aparecem dois táxis, sendo que o táxi AZUL cobra R$ 1,50 a bandeirada (partida) mais R$ 2,50 por quilômetro rodado e o táxi BRANCO cobra R$ 5,50 a bandeirada mais R$ 2,00 por quilômetro rodado. Qual dos dois você pegaria de modo a não ter prejuízo, caso tivesse escolhido o outro?............ E qual seria o seu lucro? ..................
7) Qual é o valor numérico da expressão:
(4 + 22 / 2 +32. 4 / 12) / [( 1- 9/10 ).(- 1/3)2] =
8) Substitua o símbolo ▲ pelo maior algarismo possível,de modo que os números abaixo se tornem divisíveis:
a) 4517▲05 por 3.
b) 71653▲6 por 4
9) Transforme as unidades.
a) 3405,9 m =.......................hm
b) 0,01934 km=...................mm
c) 9180465 mm =................ Km
d ) 2,51m = .....................cm
10 ) Um número somado ao seu triplo é igual a 52 . Calcule esse nº.
A Análise do Desempenho dos que fizeram a Avaliação.
Legenda : A ( Acertaram ) , FME ( Fizeram Mas Erraram ) e ÑF ( Não Fizeram )
1ª Q ( Nível 6º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 32 % e ÑF = 68 %
2ª Q (Nível 7º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 15 % e ÑF = 85 %
3ª Q (Nível 7º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 0 % e ÑF = 100 %
4ª Q (Nível 7º Ano EF ) : A = 3 % , FME = 12 % e ÑF = 85%
5ª Q (Nível 5º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 35 % e ÑF = 65%
6ª Q (Nível 7º Ano EF ) : A = 9 % , FME = 3% e ÑF = 88 %
7ª Q (Nível 5º Ano EF ) : A = 0% , FME = 0 % e ÑF = 100%
8ª Q (Nível 7º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 3% e ÑF = 97%
9ª Q (Nível 6º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 35% e ÑF = 65%
10ª Q ( Nível 8º Ano EF ) : A= 3 % , FME = 15% e ÑF = 82%
Onde fica evidente o fraco desempenho. Esse fato ocorre por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, embora tenhamos feito uma revisão de conteúdos necessários, pois são pré requisitos para a aprendizagem da Matemática do ensino médio, para Física e de Química. No entanto falta ESTUDAREM e de quererem aprender.
Agora em 14 e 15/04/15 a Seeduc impôs a aplicação dessa avaliação a Todas as Turmas do Ensino Médio. Pergunto : como aplicar essas avaliações nas grandes quantidades de turmas que AINDA não tem professores de Matemática, de Física e das demais disciplinas? E isso é uma realidade basta verificar nos grupos "Professores do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC_RJ) e Professores do Estado RJ, ambos tem tópicos sobre escolas com carência de docentes."
---
AINDA Sobre SAERJ & SAERJinhos,
ResponderExcluirquestionei por e-mail em 06/04/15 o jurídico e direção do Sepe sobre o assédio que as direções andam fazendo sobre os docentes p/ aplicação dessa 'coisa', e recebi no dia seguinte (07/04/15) o seguinte e-mail do jurídico do Sepe :
De Jurídico SEPE
Para eu
Hoje em 11:27 AM
Prezado Servidor, bom dia!
Vários profissionais de educação têm procurado a direção do Sepe para denunciar que as Metropolitanas estão obrigando os profissionais de educação a aplicarem a prova do SAERJ. A orientação do sindicato é que nenhum profissional de educação poderá ser obrigado a aplicar a prova do SAERJ - isso inclusive já foi reafirmado em várias audiências com o ex-secretário de Educação e com o secretário atual, professor Antônio Neto.
A única consequência que esse profissional sofrerá ao não aceitar aplicar essa prova será o não recebimento da gratificação do plano de metas. Todos aqueles que por opção político pedagógica se recusarem a realizar essa avaliação não podem sofrer nenhum tipo de retaliação ou ameaças. Caso isso aconteça, esses profissionais devem procurar imediatamente a direção do sindicato para denunciar a situação.
* Esse informe está postado no site do Sepe.
Att,
Secretaria do Departamento Jurídico do Sepe.
Em 11/04/15 a colega Vivian Fraga postou: EU NÃO VENDO A QUALIDADE DE ENSINO DOS MEUS/MINHAS ALUNOS. POR NENHUMA BONIFICAÇÃO. ..
ResponderExcluirVERGONHA DE QUEM SE SUBMETE AS AMARRAS DO ESTADO...AO INVÉS DE LUTAR POR MELHORIAS REAIS DA CATEGORIA.....
SIM...OS PROFESSORES QUE APLICAM SAERJ...RECEBEM....BONIFICAÇÃO EM DINHEIRO...QUANDO VOCÊS ...ALUNOS. ..FAZEM ESTA PROVA. .
NÃO PERMITAM QUE TENTEM MENTIR SOBRE ESTE FATO .....O DECRETO QUE ESTÁ ABAIXO CONFIRMA MINHA DENÚNCIA :
O Decreto nº 44.281, de 1 de julho de 2013, que estabelece os critérios de elegibilidade dos servidores para a bonificação, em seu Artigo 7º, determina:
“Farão jus à bonificação instituída pelo Art.3º deste Decreto o Diretor Geral, Diretor Adjunto, Coordenador Pedagógico, Professore Regente e demais servidores efetivos do quadro da Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC, lotados em unidade escolar a qual:
I- Cumprir o Currículo Mínimo;
II- Participar de todas as avaliações internas e externas;”
E o parágrafo:
“1º Não farão jus à bonificação por resultados os professores regentes que não cumprirem o determinado nos incisos II e III do presente artigo.”
PASSO TANTAS DIFICULDADES E APERTOS FINANCEIROS COMO QUALQUER OUTRO EDUCADOR....NADA JUSTIFICA VENDER A EDUCAÇÃO.
#BOICOTE O SAERJ
#SABOTE O ESTADO....
#PELO FIM DA MERITOCRACIA
#PELO FIM DA MERCANTILIZACAO DA EDUCAÇÃO
ESTÃO SUCATEANDO NOSSO FURUTO.....
REAJA!!@@@@@
Postei em 15/04/15 :
ResponderExcluirFARSA da SEEDUC c/ o SaeRJinho. " VERGONHOSO!!!!"
Em 14 e 15/04/15 a Seeduc impôs a aplicação dessa avaliação a Todas as Turmas do Ensino Médio. Pergunto : como aplicar essas avaliações nas grandes quantidades de turmas que AINDA não tem professores de Matemática, de Física e das demais disciplinas? E isso é uma realidade basta verificar nos grupos "Professores do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC_RJ) e Professores do Estado RJ, ambos tem tópicos sobre escolas com carência de docentes."
A colega Jane Mary postou : Aí uma turma de EM da minha escola,sem professor de Matemática até hoje, foi na prova do saerjinho e escreveu, sabem o que????
NÃO TEMOS PROFESSOR!!!!
A garotada dando aula de cidadania!!!!Há esperança!!!
A Seeduc na verdade não está preocupada com a aprendizagem dos alunos, haja visto partirem da premissa de que todos os alunos que chegam ao 1º ano do ensino médio regular aprenderam o conteúdo da Matemática do ensino fundamental, o que não é verdade pois a grande maioria são de analfabetos funcionais e não sabem nem mesmo efetuarem as quatro operações da Aritmética. O currículo mínimo DEVERIA contemplar o 1º bimestre de Matemática do 1º ano do E.M. com uma revisão do conteúdo que serve de pré requisito (ferramenta) para a aprendizagem da Matemática do E.M, da Física e Química.
E os diretores gerais agem como verdadeiros cães adestrados pois são obrigados a pegarem os envelopes, forçarem a barra para que professores(as) apliquem essa coisa, quando na verdade esses não são obrigados, e depois vão ter que levar os envelopes com os cartões respostas.
E muito menos dos Extra-classe,pois não sei se os colegas sabem,sempre sobra pra eles,porém por falta de informação e coragem de se impor.Vou repassar a informação.
ResponderExcluirAINDA sobre SaeRJinho.
ResponderExcluirAs avaliações tudo indica que sejam feitas na(s) gráfica(s) de propriedade de pessoal ligado à UFJF: Pois a elaboração das provas, logística da avaliação, processamento dos dados, elaboração de relatórios e boletins com os resultados das escolas, Regionais e Secretaria de Estado ficam sob a responsabilidade do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instituição externa especializada, contratada pela Secretaria de Estado de Educação para esta finalidade, conforme estabelece a Resolução nº 4.437 publicada pela SEEDUC no artigo 3º.
Fonte : Postagem da colega Sandra Mimy Carpi comentando no grupo do facebook 'Professores do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC_RJ)'
Mais em : http://www.mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2015/03/Sabrina-Mayerhofer.pdf?hc_location=ufi
A colega Sandra Borges , comentou : são impressas na imprensa oficial do RJ.
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