sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Avaliações & Análises dos Desempenhos.


I ) Diagnóstica de Matemática p/ 1º Ano Ensino Médio em 2017.

Aplicada a 22 alunos ingressos no 1º Ano do Ensino Médio no Ciep 244 Oswaldo Aranha.

        1)  Em 12/11/1906, no campo de Bagatelle na França, Santos Dumont, c/ o seu 14 Bis, bateu o recorde voando por 220,00metros, a 6,00m do solo. A unidade de medida “pé” é bastante utilizada na aviação; um pé  vale 30,48 centímentros. Dessa forma a altura atingida pelo 14 Bis em “pés’foi de aproximadamente:
         a) 0,97     b) 1,97   c) 10,97   d) 19,7   e) n.r.a

Texto : A pista de pouso de um aeroporto possui a forma de um retângulo e as suas dimensões são: 1320 m de comprimento e 120 m de largura. A sua capacidade de decolagens e aterrisagens é de 20 aviões a cada hora. Ali aterrizam aviões c/ capacidade p/ 150 ou 330 passageiros. Os aviões de maior capacidade são classificados como tipo A , e os de menor como tipo B.

2)
 A área da pista desse aeroporto em m², é igual a :
           a) 158.400     b) 79.200     c) 19.800      d) 2.880      e) n.r.a

3)
 A medida do perímetro dessa pista, em metros equivale a:
           a) 1.440          b) 2.880      c) 3.120       d) 5.280        e) n.r.a

4) Obedecendo a capacidade dessa pista, o nº de aviões que poderão aterrizar ou decolar, durante 12 horas de operação será de:
           a)  120             b) 180         c) 240          d) 320          e) n.r.a 

5) Num determinado período aterrizaram  9 aviões lotados. Sabendo  que 2430 passageiros foram trazidos por esses aviões, você pode afirmar que o nº de aviões do tipo A que aterrizaram foram :
           a)  6                 b) 5             c) 4             d) 3              e) 7

6) As laterais opostas da pista de pouso representam retas classificadas como :
            a) obliquôas      b) paralelas    c) concorrentes     d) perpendiculares

7)
 Considere que o raio da roda de um avião é igual a 50 cm e π = 3,14. Quando a roda perfaz uma volta completa, o deslocamento do avião, em metros corresponde a:
             a)  3,14        b) 31,4          c) 314         d) 3140         e) n.r.a

8)
 Exatamente no centenário do 1º vôo do 14 Bis, uma grande crise se instalou na aviação brasileira, provocando muitos atrasos e cancelamentos de vôos. Um vôo marcado para partir às 18h 25 min somente conseguiu decolar  às 23h 48 min. O atraso desse vôo em minutos foi igual a:
             a)  93          b) 127           c) 263          d) 323          e) n.r.a

       9) Dos 180 voos previstos num determinado dia em um aeroporto, houve problemas de atraso em 45 deles. O porcentual de voos c/ atraso correspondeu a:
             a)  45%         b) 30%       c) 25%         d) 20%         e) n.r.a

10)
 O lanche em uma aeronave é servido dentro de uma caixa que possui a forma de bloco retangular ou paralelepípedo. As dimensões dessa caixa são 8 cm de largura, 12 cm de comprimento e 6 cm de altura. O volume da caixa em centímetros cúbicos, é:
            a)  96            b) 224           c) 432          d) 576         e) n.r.a


Análise do Desempenho:

Legenda : A ( Acertaram ) , FME ( Fizeram Mas Erraram ) , ÑF ( Não Fizeram )

 1ª Questão : A = 09 %  , FME = 32 % , ÑF = 59 %
 2ª Questão : A = 27 %  , FME = 50 % , ÑF = 23 %
 3ª Questão : A = 27 %  , FME = 41%  , ÑF = 32 %
 4ª Questão : A = 50 %  , FME = 27 % , ÑF = 23 %
 5ª Questão : A = 23 %  , FME = 59 % , ÑF = 18 %
 6ª Questão : A = 50 %  , FME = 32 % , ÑF = 18 %
 7ª Questão : A = 18 %  , FME = 41 % , ÑF = 41 %
 8ª Questão : A = 37 %  , FME = 27 % , ÑF = 36 %
 9ª Questão : A = 27 %  , FME = 27 % , ÑF = 46 %
10ª Questão :A = 13 %  , FME = 37,%  ,ÑF = 50 %

Conclusão: Esse fraco desempenho é por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ou seja,  não há exigência de pré-requisitos para ingresso no ensino médio regular da rede estadual do Rio de Janeiro.

Na realidade o governo do estado e prefeituras não se preocupam que os alunos aprendam. O que lhes interessa  é a demagogia de uma escola aberta a todos, independente de aprendizagem, e sim aprovações. 

------------------------------
I I ) Avaliação Diagnóstica Aplicada aos alunos ingressos no 1º Ano E.M em 2014.

1) Efetue as operações abaixo:
a) 806,37 + 1795,860 =                               
b) 1319,05 – 697,87                                                    
c) 10312,5 X 2,05 =                                              
d) 8244 : 11 =                                                                 
e) (10-10. 10³ . 107: ( 10-7 . 107) =
                      
2) Kalleb é pai de um casal de filhos, Kuntha e Kiotto,
e deverá dividir a quantia de R$ 12801,00 entre eles,
de modo que a filha receba  o dobro da quantia  do seu
irmão. Quanto deverá receber cada um deles?
                       
3) Resolva as equações abaixo :
     a) 3x + 2x = 3960 – x                                         
     b) 5x-17 = 3x+ 497   
     c) x / 2 = x – 71                                                 
     d) 2x² - 10x = - 12
                       
4) Determine o perímetro e a área das  figuras geométricas citadas abaixo:
     a) De um triângulo com o lado oposto ao ângulo reto  medindo 10m, e com os outros dois lados          medindo 3x e 4x.
     b) De um quadrado com  lado “x” e diagonal 2 dm

5) Determine a soma dos dez (10) primeiros números primos que não terminam com o algarismo 7.


   Abaixo Análise do Desempenho dos  alunos das T. 1007 e 1009.
                        Legenda : A ( Acertaram ) , FME ( Fizeram Mas Erraram ) e ÑF ( Não Fizeram )
1ª Q. ( Nível 8º Ano EF ) :     A = 0 %  ,    FME = 84 %   e   ÑF = 16 %
 2ª Q (  “        7º    “     “   ) :   A = 6,5 % , FME = 35 % e      ÑF = 58,5 %
  3ª Q ( “        8º    “     “   ) :   A = 6,5 %,  FME = 35 %   e    ÑF = 58,5%
 4ª Q.( “         9º   “        “ ) :    A = 0 %  ,   FME =19 %    e   ÑF = 81%
 5ª Q.( “         6º  “     “     ) :    A = 0%   ,   FME =26 %    e   ÑF = 74%


--------------------------------------------------------------------------------------


III ) Análise do Desempenho na Avaliação do 1º Bimestre de 2010.

1) Escreva dez números primos que não terminem pelo algarismo 7 e efetue a soma desses números.
 ( Vale 0,5 pontos )
Números :......................................................................................
Total =.........
Total em Algarismos Romanos = _______________________

2) Arme e efetue: ( Vale 0,5 pontos )
    a) 3691, 68 x 4,5 =
    b) 3964,034 – 979,95 =


3)  A nova embalagem de Coca-Cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro você poderá encher, se na sua festa existem 6 destas embalagens para servir aos seus convidados?
(Vale 1,0 ponto)
Resposta: __________

5)  Escreva os elementos dos conjuntos abaixo: ( Vale 0,5 pontos )
     a) A = { x| x € N * e x < 5 } =
     b) B = { x| x € Z+ e -2 < x ≤ 2 } =
     c) C = { x| x € I e x é par } =
   d) D = { x | x é letra da palavra ananás } =

6) ( Polícia Civil 2004 ) Sendo A = {1,2,3} , B = {1,2,3,4} e C = {3,4,5,6,7}. Podemos afirmar que :   (Vale 0,5 pontos )
     a) B כ A
     b) C כ A
     c) C כ B
     d) C – A= B
e) nenhuma das respostas anteriores.

7) ( PUC- RS) Se A ,B e A∩B são conjuntos com 90, 50 e 30 elementos respectivamente. Determine então o número de elementos do conjunto AỤB. ( Vale 1,0 ponto )
Resposta :__________

---
      ANÁLISE da avaliação feita por 34 alunos da T. 1005 em 13/04/2010.

1ª questão : 27 não fizeram a questão, ou seja, 79%;
                     6 cometeram erros, ou seja, 18%;
                     1 acertou ou seja 3%.

2ª questão : 18 não fizeram a questão, ou seja, 53%;
                   16 cometeram erros, ou seja,  47%;
                   Zero acerto, ou seja , 0%.

3ª questão : 30 não fizeram a questão, ou seja, 88%;
                     3 cometeram erros, ou seja, 9%;
                     1 acertou, ou seja, 3%.

4ª questão : 16 não fizeram a questão, ou seja, 47% ;
                   11 cometeram erros , ou seja, 32,4% ;
                     7 acertos , ou seja, 2o,6%

Obs.: As quatro (4) primeiras questões são das séries do ensino fundamental, ou seja, fica demonstrado que os alunos são carentes dos conhecimentos ( mínimos ) básicos. As três
questões restantes fazem parte do conteúdo curricular do 1º Ano do E.M.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------


IV )  Iº Teste  do 3º Bimestre de 2014 do 1º Ano do Ensino Médio.

A avaliação aplicada em 29/08/14 nas turmas do 1º Ano do Ensino médio, valendo 3,0 pontos,
onde cada questão valia 0,5 pontos.
Não foi permitido o uso de Calculadora ou similar e folha avulsa.
Cálculos na folha da prova. Resposta com caneta azul ou preta.

1) Resolver :
a) 4º =
b) – [(11,3 – 13,8)] =
c) ( 2³ )² =
d) 4 -1{3² - [( 2 x 5)² - 3²] – 210 }. 0 =
e) ( 7/8)17: ( 7/8 )-19 . ( 7/8 )-2 =

2) Quantos copos de 250 ml poderão ser totalmente cheios por uma Coca Cola de 2,75 litros?

3) Sendo A= [-2 , 5[ e B = (-1 , 6) intervalos numéricos pertencentes ao conjunto dos números reais. Determine ( NÃO É MÚLTIPLA ESCOLHA ) :
a) AUB
b) A ∩ B
c) A – B
d) B – A

4) Um barco atravessa um rio num trecho onde a largura é de 80m, seguindo uma direção que forma um ângulo de 60º com a margem. Calcule a distância percorrida pelo barco para atravessar o rio, chegando à outra margem.

5) Dada a função f : R em R , sendo f(x) = - 2 .x / (x² - 4) , determine o Domínio de f(x).

6) Dada a função f : R em R , sendo f(x) = - 2x + 3. Responda :
a) Se a função é crescente ou decrescente, justificando a sua resposta.
b) Determine a raíz de f(x).
c) Em que intervalo a função é positiva ( f(x) > 0 ) ? E negativa ( f(x) < 0 )?
d) Elabore o gráfico de f(x) , com as coordenadas das interseções nos eixos cartesianos.
---

Comentário:
 ainda que com o nível baixíssimo de exigência, o resultado obtido foi catastrófico. Vejamos:
Turma 1007 - somente 13 alunos compareceram para realizá-lo.
Turma 1009 - 25 alunos compareceram.
Resultados: 15 notas zero (0,0)   /   8 notas 0,1   /    6 notas 0,2   /     2 notas 0,3     /     
3 notas 0,5     /     1 nota 0,6    /     1 nota 0,8    /    1 nota 1,0    e   1 nota 1,7

Somente um aluno acertou mais da metade. A grande maioria não acertou as duas primeiras questões de nível 5º ano do fundamental. Oito (8) alunos ainda que na 3ª questão esteja escrito em letras maiúsculas : NÃO É MÚLTIPLA ESCOLHA, assim procederam como se fosse. E somente um aluno, o que obteve nota 1,7 acertou a 1ª questão inteira. Lamentável !!!

         
------------------------------------------------------------------------------------


 V)  IIº Teste do 3º Bimestre de 2014 do 1º Ano do Ensino Médio


1) Para realizar uma visita ao Jardim Botânico o Ciep Brizolão 244 Oswaldo Aranha utilizou um ônibus no qual viajaram 58 alunos, dos quais 22 eram do sexo masculino e, 48 alunos estavam sentados. Sabe-se que 3 alunos do sexo masculino viajaram em pé. Qual é o nº de alunos do sexo feminino que viajaram em pé?

2) A quarta parte de 4²² é :
      a) 4¹¹            b) 4²¹        c) 2²²           d) 2²¹            e) 2¹¹
 
3) Sendo A =  (- 53 – 62 ) / - 72 , B = [(-5)3 + (-6)2] / (-7)2] e A – B = K / 49 . Determine o valor de K.

4) Determine a medida em radianos dos arcos correspondentes a :
          a) 54º                                                          b) 115º
 
5) Obtenha a expressão geral dos arcos côngruos a π / 5 rad.
 
6) Sabendo que senα  = 3/5 e que 0 < α < π , determine a tag α.
 
7) O arco de π / 5 rad corresponde a que porcentagem da circunferência que o contém?
         a) 8%             b) 8,5%            c) 9%          d) 9,5%            e) 10%
 
8) (PUC-SP) Sendo cos α  = 1/m e sem  = √(m+1)) / m , determine o(s) valor(es) de ‘m’.
 
9) Defina os valores de α para a equação ; 2.sen α - √2 = 0
 
10) Obtenha o menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio as 14h40’.

Obs . :  sen²x + cos²x = 1
---

Análise do Desempenho de 24 alunos das Turmas 1007e 1009 que fizeram a Avaliação.
Legenda : A ( Acertaram ) , FME ( Fizeram Mas Erraram ) e ÑF ( Não Fizeram )

1ª Q. ( Nível 5º Ano E.F ) : A = 54,2 % , FME = 8,3 %    e  ÑF = 37,5 %
2ª Q (   “      7º          “ “ ) : A = 4,2 %  ,  FME = 50 %     e   ÑF = 45,8 %
3ª Q ( “        8º          “ “ ) : A = 0 %   ,    FME = 12,5 %  e   ÑF = 87,5%
4ª Q. ( “ 1º Ano E.M.) :      A = 0 %    ,   FME = 16,7 %  e   ÑF = 83,3%
5ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 0%     ,   FME = 0 %      e    ÑF = 100%
6ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 0%    ,    FME = 0 %      e    ÑF = 100%
7ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 33,4% ,  FME = 8,3 %   e    ÑF = 58,3%
8ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 0 %     ,  FME = 4,2%    e    ÑF = 95,8%
9ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 4,2% ,    FME = 12,5% e     ÑF = 83,3%
10ª Q( “9º Ano E.F.)    :      A= 0%      ,   FME = 4,2%   e     ÑF = 95,8%

Mais uma vez mostro o fraco desempenho constatado em avaliações aplicada aos alunos do 1ºAno do Ensino  Médio regular da rede estadual. Esse fato ocorre por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma revisão desses tópicos. No entanto falta ESTUDAREM, e de quererem aprender.





VI )  Avaliação do 3º Bimestre de 2014 do 1ºAno do Ensino Médio.


1) Determine o valor de “a” e “b” na função f(x) =  a.x + b , sabendo-se que o gráfico de f(x) passa pelos pontos  ( 3 , 2) e ( - 2 ,- 8 )   .

2) Na função f(x) = 2x² - 4x +1 , determine : a(s) raiz (es) , o estudo do sinal de f(x), pontos de intersecção com os eixos das coordenadas , coordenadas do vértice e esboce graficamente f(x) incluindo esses pontos anteriormente determinados.

3) Resolva a inequação: y = (1- 4x ) . (2x – 5) ≤ 0.    

4) Um menino chutou uma bola que atingiu a altura máxima de 12 metros , voltando ao solo 8 segundos após o chute. Sabendo que a trajetória da bola é uma função quadrática ( tipo: y = a.x² +b.x + c ) que expressa a altura “y” da bola em função do tempo “t” de percurso. Que função expressa a situação descrita?    

5)    Em um concurso estão inscritos 500 candidatos. A prova será aplicada em salas de 30 lugares. Se todos os candidatos comparecerem, qual será o número de salas necessárias ?   

6)    O pai de Rosalva , o senhor Ximboca tem 5 filhas. Qual é o nome da 5ª filha ?
   1ª  Xaxa , 2ª Xexa , 3ª Xixa , 4ª Xoxa  e  5ª ___________

7)Determine a inclinação de uma rampa reta e plana com 100 metros de comprimento, sabendo que o ponto mais alto da rampa dista  50m do chão..                                          

8)No mapeamento cartográfico de uma região, um topógrafo posicionou-se no ponto A, visando os pontos: B e C sendo B situado a 4 Km de A e C a 8 Km de A, sendo CÂB= 60º . Determine a distância entre os pontos B e  C .

9)Em uma fazenda há uma estrada reta que liga as porteiras A e B e outra estrada também reta que liga B à porteira C. Sendo conhecidos a distância entre B e C de 5 Km ,e  BÂC = 30º  e CBA =105º . Pede-se determinar : a distância entre as porteiras A e C , o perímetro e a área delimitada pelas porteiras A, B e C

---

Análise do Desempenho  de 57 alunos que fizeram essa Avaliação.                       
LegendaA (Acertaram), FME (Fizeram Mas Erraram) e ÑF (Não Fizeram)                     

1ª Q.( Nível 1º Ano EM ):  A = 0 %,       FME = 3,5 %    e   ÑF = 96,5 %                
2ª  “  (  “      1º    “     “   ) : A =0 %  ,      FME =15,8 %   e    ÑF = 84,2 %                
3ª Q  ( “       1º    “     “  ) :  A = 0 % ,      FME = 15,8 %  e    ÑF = 84,2 %                
4ª Q. ( “       1º   “      “  ) :  A = 0 % ,      FME = 0 %       e    ÑF = 100%                 
5ª Q. ( “       5º  “   EF   ) :  A = 26,3 %,  FME = 19,3 % e    ÑF = 54,4%                 
6ª  “  ( “       6º  “      “   ) :  A = 45,6 %,  FME = 54,4%  e    ÑF = 0 %                  
7ª “   ( “       1º   “  EM  ) :  A = 0% ,       FME = 3,5 %     e    ÑF = 96,5%                     
8ª  “  ( “     1º Ano E.M ):   A = 0 %  ,     FME = 3,5%      e    ÑF = 96,5%                 
9ª  “  ( “       “  “       “    ) :  A = 0 % ,      FME = 0%         e    ÑF = 100%

------------------------------------------------------------------------------------


VII ) Análise da Avaliação do 1º Bimestre de 2012 p/ Turmas do 1º Ano E.M.

1) Arme  e efetue:  
a) 3691,68 X 4,5 =                           b) 3964,034 – 979,95 =            (Vale 1,0 ponto)

2)A nova embalagem de Coca-Cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro  você  poderá encher, se na sua festa existem 6 destas  embalagens para servir aos seus convidados?                                                                                         ( Vale 0,5 pontos )

3) Um terreno retangular com área A (= Comprimento X Largura ) de 875 m2 ,sendo que  o seu comprimento excede em 10 metros a largura. Escreva a equação da área que representa a situação descrita.                                                                                                               ( Vale 0,5 pontos )

4) (Cefet-MG) Uma bomba de água é ligada para encher uma piscina de 4600 litros, inicialmente vazia. A tabela informa o volume de água na piscina em alguns instantes:  
                        Tempo (em minutos)  :   1               2                 3                   4                    5
                         Volume (em litros)     :  23             46               69                 92                 115
           a) Qual é a vazão (Volume/ Tempo) de água lançada por essa bomba , em litros/min?  
             (Vale 0,3 pontos)
            b)  Em quanto tempo a piscina estará cheia?        (Vale Vale 0,3 pontos )
            c)  Que expressão matemática representa o volume(v) de água necessária para encher a piscina após “t” minutos de funcionamento da bomba?          ( Vale 0,4 pontos )
       
 5) Em uma pesquisa de mercado, verificou-se que 15 pessoas utilizam os produtos A ou B , sendo que algumas delas utilizam ambos os produtos. O produto A é usado por 12 dessas  pessoas e o produto B por 10 delas. Quantas pessoas utilizam ambos os produtos?      ( Vale 0,5 pontos )         
  
 6) ( Polícia Civil 2004 ) Sendo  A={1,2,3} , B={1,2,3,4} e C={3,4,5,6,7}.
Podemos afirmar que:                                                                                 (Vale 0,5 pontos )
a) BA               b) CA                c) CB                  d) C – A = B        e) n.r.a
     
 7) ( PUC-RS ) Se A , B e A∩B são conjuntos com 90, 50 e 30 elementos respectivamente . Determine então o número de elementos do conjunto AUB.                       ( Vale 1,0 ponto )  

     
Análise do Desempenho (conjunto) das Turmas 1007 e 1008 ( fizeram a Avaliação 64 alunos ) na Avaliação do 1º Bimestre de 2012 :

Legenda: A (Acertaram)  -  FME (Fizeram Mas Erraram) -  ÑF (Não Fizeram )

1ª Questão ( Nível 5º Ano EF ) :    A= 5%              FME=70%                  ÑF=25%   
2ª Questão ( Nível 6º Ano EF ) :    A=5%               FME=23%                  ÑF=72%
3ª Questão ( Nível 9º Ano EM) :    A=0%               FME=28%                  ÑF=72%
4ª Questão ( Nível 9º Ano EF )  :   A=14%             FME=30%                  ÑF=56%
5ª Questão ( Nível 1º Ano EM) :    A=8%               FME=25%                 ÑF=67%
6ª Questão ( Nível 1º Ano EM ):    A=14%             FME=77%                  ÑF=9%
7ª Questão ( Nível 1º Ano EM ):    A=2%               FME=31%                  ÑF=67%
                                                         
Obs.: Fraco desempenho por não saberem os conteúdos de séries anteriores, ainda que se tenha feito uma revisão são desses tópicos, mas FALTA ESTUDAREM .    

--------------------------------------------------------------------------------------------------------



VIII ) Avaliação do 1º Bimestre de 2013 do 1º Ano do E.M.


1) Escreva cinco (5) números primos terminados pelo algarismo sete (7),efetue a soma entre eles, e em seguida multiplique o resultado por sete (7). A seguir represente o resultado final em ‘algarismos romanos’.   
 (.........+........+........+........+.........) x 7  = ....................
Em algarismos:...................  
                                                                                                           
2) Suponha que você está em Bangu e precisa chegar rapidamente em Madureira, a uma distância de 10Km e aparecem dois taxis, sendo que:
O taxi AZUL cobra R$ 1,50 a bandeirada (partida) mais R$ 2,50 por quilômetro rodado e o  taxi BRANCO cobra R$ 5,50 a bandeirada mais R$ 2,00 por quilômetro rodado.
            a) Qual dos dois você pegaria de modo a não ter prejuízo , caso tivesse escolhido o outro?
            b) E qual seria o seu lucro? _________________________

3) Determine o valor numérico da expressão aritmética :
 [(4+ 22 2 +32. 4 / 12) / (19/10 ).(- 1/3)2 ] =

4) Substitua o símbolo ▲ pelo maior algarismo possível, de modo que os números abaixo se tornem divisíveis:
   a) 4517▲05   por 3.                                                
   b) 71653▲6   por 4
                                             
5) Transforme as unidades.
a) 3405,9 m =.......................hm                           
b) 0,01934 km=...................mm                                  
c) 9180465 mm =................ Km                           
d ) 2,51m = .....................cm

6 ) Um número somado ao seu triplo é igual a 52 . Calcule esse número.

7) (CEFET) Nas proposições a seguir:
I) 3/5 ЄQ – Z  ;  II) 6 – 9 Є Z ;   III) 5 Є R – Z  ;   IV) √9 Є R – Q  ;V) (- 8 )⅓  ЄR .
São verdadeiras apenas :
a) I , II e III       b) I, II e IV       c) I , II e V      d) II , III e IV     e ) II , III e  V      f) III, IV e V.

8) Sendo A = ] -3 , 4[  e  B= [ -1 , 6 ]. Calcule : A U B  ,  A ∩ B   ,  A – B   e   B - A   
   
9) Determine A e B , sabendo que: A  U B = [ -1, 3 ] ,  A ∩ B = [ 0 , 2 ] e A – B = [ -1 , 0 [

10) ( PUC-MG)  Se A = ] -2 , 3 ]  e  B= [ 0 ,5 ] ,  determine os números inteiros que estão em B – A .

---
       
Análise do Desempenho  dos 48 alunos das Turmas 1008 e 1009.

 Legenda : A ( Acertaram )  , FME ( Fizeram Mas Erraram )  e  ÑF ( Não Fizeram )

      1ª Q. ( Nível 5º Ano EF ) :  A = 0 %  ,  FME = 75 %   e   ÑF = 25 %

       2ª “    (  “      7º    “     “   ) : A =19 %  , FME = 8 %     e   ÑF = 73 %

        3ª Q   ( “      7º    “     “   ) : A = 0 %  ,  FME = 2 %      e   ÑF = 98%

       4ª Q.  ( “      7º   “        “  ) : A = 2 %  ,  FME =0 %      e    ÑF = 98%

       5ª Q.  ( “      5º  “     “      ) : A = 0%   ,   FME =46 %   e   ÑF = 54%

       6ª  “   ( “      7º “      “     ) :  A = 4%  ,    FME = 0%      e   ÑF = 96%

       7ª “    ( “      1º “      “     ) :  A = 17%  ,  FME = 54 %   e   ÑF = 29%
                
        8ª  “   ( “       “   “      “    ) :  A = 0 %    ,  FME = 21%    e   ÑF = 79%

        9ª  “   ( “       “  “       “    ) :  A = 0%    ,   FME = 2%      e   ÑF = 98%

       10ª “   ( “       “  “       “    ) :  A= 2%     ,   FME = 2%      e   ÑF = 96%



 Mais uma vez mostro o fraco desempenho constatado em avaliações aplicada aos alunos que recebemos no 1ºAno do Ensino Médio regular da rede estadual. Esse fato ocorre por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma  revisão desses tópicos. No entanto falta ESTUDAREM  e de quererem aprender.


----------------------------------------------------------------------------------------------

            
IX ) Avaliação do 3º Bimestre do 1ºAno do Ensino Médio 

1) Calcule (-1) elevado ao expoente ‘m’ adicionado a (+1) elevado ao mesmo ‘m’ , sendo ‘m’ um nº par.

2)
Resolva a expressão: 1³- {-1³-[-1³- (- 1² - 1¹)]}
3) Sendo A= (2 -¹ -3 -¹) -¹. 5/6 , determine A- 1, i.e., o inverso de A.
4) Calcule o valor da expressão: 6+ (√5a-3b-1 ) + (√b²+12) – ab + b² , para a = 4 e b = -2

5) Que relação deve existir entre ‘a’ e ‘b’, isto é , a / b, para que a equação abaixo admita  a raiz x = 2.
  3x + 2a – (2x +b) / 3 = a + 20  
6) Seja um retângulo com dimensões x – 1 e 2x +3 em metros, determine a expressão que representa a sua área e as dimensões do retângulo se a área do mesmo for 7m².
7) Determine o menor ângulo ( em radianos ) formado pelos ponteiros de um relógio as 14:36h

8) Sendo dado o cosα = - 2/3 . Determine o sen α. e ctgα =
(tag α) - 1 , sabendo que α pertence ao 2º quadrante.

9) O conjunto solução da equação cos²x – 5cosx +6 =0 , é:
   a) S = {3 , 2}    b) S = {2 , 3}   c) S = {2 , 1}   d) S= { }   e ) n. r. a.
10) dada a função y= f(x) = x² - 5x +4 , determine ;
a) O gráfico contendo  a(s) raiz(es) , vértice, intersecção com o eixo das ordenadas (OY);
b) Estudo do sinal da função.
-------------
Análise do Desempenho ( conjunto ) das Turmas 1007 e 1008 ( fizeram a Avaliação 29 alunos , pois vários não se dignaram a fazê-la ).
Legenda : A ( Acertaram ) – FME ( Fizeram Mas Erraram ) – ÑF ( Não Fizeram )

1ª Q. ( Nível 7ºAno EF ) : A = 20,70%  , FME = 58,60%,  ÑF = 20,70%
2ª “   ( Nível 7ºAno EF) :  A = 6,90% ,    FME = 72,40%,   ÑF = 20,70%
3ª Q  (Nível 8ºAno EF) :   A = 6,90% ,    FME = 69,00%,   ÑF = 24,10%
4ª Q. (Nível 8ºAno EF):    A = 7,30%      FME = 62,00%    ÑF = 20,70%
5ª Q. (Nível 9ºAno EF ) :  A = 0% ,          FME = 34,50%   ÑF = 65,50%
6ª Q  (Nível 9ºAno EF) :   A = 0% ,          FME = 58,60%    ÑF = 41,40%
7ª Q  (Nível 9ºAno EF) :   A = 0% ,          FME = 34,50%    ÑF = 65,50%
8ª Q  (Nível 1ºAno EM):   A = 0% ,          FME = 24,14% ,  ÑF = 75,86%
9ª Q  (Nível 1ºAno EM):   A = 3,45% ,    FME = 31,00% ,   ÑF = 65,55%
10ª Q (Nível 1ºAno EM):  A = 6,90% ,    FME = 38,00% ,  ÑF = 55,10%

Logo , esse fraco desempenho é por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que constantemente façamos revisão desses tópicos, no entanto falta ESTUDAREM e de fato quererem aprender.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


X ) Teste do 1º Bimestre de 2013 p/ o 1º Ano do Ensino Médio

1) Escreva  dez números primos  que não terminem pelo algarismo 7 e efetue a soma desses números
 Respostas :  Total = __________                                                                                                           
                     Total em Algarismos Romanos = ___________                                           

2) Arme e efetue: 
      a)3691, 68 x 4,5  =             
      b) 3964,034 – 979,95 =

      3)  Conhecidos os conjuntos  A = { x |x é divisor de 48  } e  B = { x | x é  divisor de 36}, determine:     
     a) A U B =            b)  A ∩  B =        c)  A – B =        d) B -- A = 

4) Escreva os elementos dos conjuntos abaixo:      
     a)  A = { x| x € N * e x < 5 } =
     b)  B = { x| x € Z e -2 < x ≤ 2 } =
     c)  C = { x| x €  x é par } =
     d)  D = { x | x é letra da palavra ananás } =

       5) A nova embalagem de Coca-Cola possui 2,5 litros.. Quantos copos de 1/5 litro  você  poderá encher, se na sua festa existem 6 destas  embalagens para servir aos seus convidados?
     
                                           
        6)   ( Polícia Civil 2004 ) Sendo  A={1,2,3} , B={1,2,3,4} ,C={3,4,5,6,7}. Podemos afirmar que :
             a) כ A     b) C כ A    c) C כ B     d) C – A= B     e ) n. r. a.

        7) (PUC- RS)  Se A ,B e A∩B são conjuntos com 90, 50 e 30 elementos respectivamente.    Determine então o número de elementos do conjunto AỤB.     Resposta :__________

-----

Análise do Desempenho  de 42 alunos das Turmas 1008 e 1009


Legenda : A ( Acertaram )  , FME ( Fizeram Mas Erraram )  e  ÑF ( Não Fizeram )

1ª Q. ( Nível 5º Ano EF ) : A = 0 %  ,  FME = 24 %   e  ÑF = 76 %

2ª “    (  “      “         “       ) : A = 5 %  ,  FME = 52 %    e  ÑF = 43 %

3ª Q   ( “      1º  “     EM  ) : A = 0 %  ,  FME = 7 %      e  ÑF = 93%

4ª Q.  ( “       “   “        “   ) : A = 0 %  ,  FME = 29 %    e  ÑF = 71%

5ª Q.  ( “      8º  “     “      ) : A = 2%   ,   FME = 7 %      e  ÑF = 91%

6ª  “   ( “      1º “      “     ) :  A =10%  ,   FME = 73%     e  ÑF = 17%

7ª “    ( “      1º “      “      ) : A = 0%    ,  FME = 2 %      e  ÑF = 98%

  Logo , esse fraco desempenho é por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma  revisão desses tópicos, no entanto falta ESTUDAREM e de fato quererem aprender.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------


sábado, 26 de setembro de 2015

XI ) Avaliação do 3º Bimestre 2015.


Obs.: Na 4ª Questão, onde se lê prédio, lê-se poste.


Análise do Desempenho de 20 alunos do 1º ano do Ensino Médio na Avaliação de Matemática do 3º Bimestre de 2015.

Legenda: A (Acertaram) , FME (Fizeram Mas Erraram) e ÑF (Não Fizeram)

1ª Questão ( Nível 5º Ano EF ) :  A = 0 % ,  FME = 20 %  e   ÑF = 80 %
2ª Questão ( Nível 6º Ano EF ) :  A = 35 % , FME = 40 %  e   ÑF = 25 %
3ª Questão ( Nível 1º Ano EM ):  A = 0 % ,   FME = 0 %    e   ÑF = 100 %
4ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 20 % , FME = 0 %    e   ÑF = 80%
5ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 25 %,  FME = 0 %    e   ÑF = 75%
6ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 45 %,  FME = 0%     e   ÑF = 55 %
7ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 15% ,  FME = 0 %    e   ÑF = 85 %
8ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 0 % ,   FME = 0%     e   ÑF = 100 %

                Mais uma vez ficou constatado que a grande maioria dos alunos no 1º Ano do Ensino Médio não sabem realizar simples operações aritméticas e poucos apresentaram raciocínio lógico e simples necessários nas duas primeiras questões, ainda que tenhamos feito no 1º bimestre uma revisão dos principais tópicos da Matemática do ensino fundamental necessários para a continuidade da aprendizagem da Matemática, Física e Química no ensino médio, mas falta estudarem. Com relação as demais questões, todas sem exceção foram feitos vários exercícios similares em sala de aula, mas como faltam muito, e não tem o hábito de copiarem as matérias desses dias, associado ao fato de não estudarem, o resultado já era esperado. LAMENTÁVEL!

                                                        Prof. Omar Costa.
                                    

--------------------------------------------------------------------------------------------

XII ) Avaliação de Matemática do 2º Bimestre de 2017.

1) Determine o valor de ‘x’ que é solução da equação:
1/2 + 1/3 + 1/4 = x / 48
2) Resolver :
a) – [ 12² - ( 4 X 78,5 – 178,95 )] =
b) – (11,53-13,07 ) =
c) 2³ =
d) 1991º =
3) Determine a função definida por f(x) = - 2x + m , sabendo que os pontos ( 0 , m) e ( 1 , 1) ﻉ a f(x) e que m > 0.
4) Um móvel parte de um ponto A e segue numa direção que forma com a reta AC um ângulo de 30º. Sabe-se que o móvel mantém uma velocidade constante de 50Km/h. Após 3 horas de percurso, a distância que o móvel se encontra de AC é de .........
5) Sendo o cosα = 5/13 , determine o senα e a tgα .
6) Identifique duas funções do 1º grau que sejam crescentes e que cortem o eixo dos y (ordenada) abaixo da origem:
a ) f(x) = 3x -1
b) f(x) = -2x-3
c ) f(x) = -4x + 5
d ) y = - 7x +1
e ) y = 6x
f ) y = 9x – 9
7) Dada a função f(x) = –2x–2 , com x ﻉ R . Responda :
a) Se a função é crescente ou decrescente, justificando a sua opção;
b) Determine a raíz de f(x) ;
c) Estude o sinal de f(x);
d) Elabore o gráfico de f(x) , mostrando os pontos de intersecção com os eixos cartesianos.
---
Análise de Desempenho de 35 alunos do 1º Ano do Ensino Médio
Legenda: A (Acertaram ), E (Erraram), ÑF ( Não Fizeram ) e PEB ( Prova Em Branco)
Obs. : 12 Alunos entregaram a Avaliação em branco ( PEB = 34% )
1ª Questão : A = 0% , E = 17% , ÑF = 49%
2ª Questão : A = 6% , E = 23% , ÑF = 37%
3ª Questão : A = 0% , E = 0% ,   ÑF = 66%
4ª Questão : A = 0% , E = 3% ,   ÑF = 63%
5ª Questão : A = 0% , E = 0% ,   ÑF = 66%
6ª Questão : A = 6% , E = 51% , ÑF = 9%
7ª Questão ; A = 0% , E = 12% , ÑF = 54%
Na Turma 2001 essa Avaliação foi aplicada como RPM p/ 27 alunos, e 8 a entregaram em Branco (PEB = 30% )
1ª Questão : A = 4% , E = 7% ,   ÑF = 59%
2ª Questão : A = 0% , E = 48% , ÑF = 22%
3ª Questão : A = 0% , E = 4% ,   ÑF = 66%
4ª Questão : A = 0% , E = 7% ,   ÑF = 63%
5ª Questão : A = 0% , E = 7% ,   ÑF = 63%
6ª Questão : A = 6% , E = 52% , ÑF = 18%
7ª Questão ; A = 0% , E = 11% , ÑF = 59%

Avaliação aplicada ao 1º e 2º Ano do Ensino Médio nas minhas turmas do Ciep 244 Oswaldo Aranha. Os resultados obtidos mostram mais uma vez a falta de base do ensino fundamental, embora tenhamos feito no início do ano letivo uma revisão de tópicos do fundamental necessários como pré-requisitos ao ensino médio, mas falta quererem aprender


---------------------------


XIII) Avaliação de Recuperação de Matemática das Turmas do 1º ano do E.M em 11/12/2018.

1)       Resolver : a) 5-1 + 5-2 =                 
                  b) O valor numérico de – 2x2/ 3 +5x/2 – ½ para x = -3

2)      A soma de dois números primos é um número primo compreendido entre os números 31 e 62. Que dupla(s) de números primos satisfaz(em) essa condição?

3)      Na correção de uma prova de concurso com 20 questões , cada questão certa vale +5 pontos, cada questão errada vale – 2 pontos e cada questão não respondida vale – 1 ponto. Um pessoa que tenha acertado 7 questões, errado 8 e tenha deixado de responder as restantes, quantos pontos obteve?

4)      Na equação 2x2 – 10x +12 = 0 , determine a(s) raíz(es) e as coordenadas do vértice do seu gráfico.

5)      Determine o valor de ‘x’ que satisfaz a igualdade : ( 2x )2 = 2 . 2x   

6)      Sob certas condições o número de bactérias (B) de uma cultura, em função do tempo ‘t’ medido em horas é dado pela expressão B(t) = 2t /12 . Determine o número de bactérias após uma semana da hora zero.

7)      Seja um triângulo cujos ângulos internos correspondem a (3x)º , (6x)º e (9x)º, dessa forma, determine:
a)      A medida real dos ângulos internos do triângulo;
b)      Sabendo que a medida do maior lado do triângulo é de 15dm, determine o perímetro do mesmo;
c)      Qual é a medida da área do triângulo?          

8)      Sendo o sen Ω = 1/3 , determine o cos Ω  e tag Ω .
9)      Juntos João e Julinho tem 400 bolas de gude, sendo que João tem o quádruplo da quantidade de bolas de Julinho. Quantas bolas de gude tem cada um?

10)  Observe as retas numéricas a seguir, e responda qual dessas retas numéricas mostra a representação dos números 1, -2, -3 e 4.


Análise: 

Legenda: A ...Acertaram a questão;      FE...Fizeram Errado;       NF. ...Não Fizeram.

1ª Questão: Nível 7º ano , mas revisado e exercitado 'n' vezes:  0% A , 36% FE e 64% NF.

2ª Questão: Nível 7º ano, números primos 'n' vezes trabalhado: 9% A, 18% FE e  73% NF.
3ª Questão: Nível 8º ano : 18% A , 9% FE e 73% NF.
4º Questão: Nível 9º ano, revisado e exercitado 'n' vezes :   9% A , 18% FE e 73% NF.
5ª Questão: Nível 1º ano E.M, 'n' vezes exercitado em sala: 0% A , 27% FE e 73% NF.
6ª questão:  Nível 1º ano E.M, 'n' vezes exercitado em sala: 0% A , 18% FE e 82% NF.
7ª Questão: Nível 9º e 1º E.M, 'n' vezes exercitado em sala: 0% A , 0% FE e 100%NF.
8ª Questão: Nível 1º ano EM, 'n' vezes exercitado em sala : 0% A , 9% FE e  91% NF
9ª Questão: Nível 5º ano:  0% A , 18% FE e 82% NF.
10ª questão: Nível 5º ano: 0% A , 91% FE e  9% NF.

Comentário: A falta de base do conhecimento da Matemática do fundamental, a falta de interesse da grande maioria conforme poderá ser visto nos diários das turmas pelo elevado número de faltas são fatores preponderantes para o alto índice de prováveis não aprovados em Matemática. Outro fato que se repete ano-após-ano é que quando faltam não copiam a matéria de quando faltaram.


---

   XIV)                                          TESTE 1° bim. de 2024

1)      Enumerar de forma sequencial os números primos entre 70 e 100, realizar a soma desses números e dividir pela quantidade desses números.

2)      Realizar as seguintes operações::

a)      ( 3/4)-3 =

b)      3-3 / 3-5 =

c)      64 =

d)     [( 3/4)2]3=

3)      Resolver a seguinte Expressão Numérica: { 1/20 + [( 3/4 + 2/5) - ( 1/2 – 1/5)]} + 3/20

4)      (ESA) Uma prova de matemática contém 50 questões. Um aluno acertou  7/10 das questões. Quantas questões ele errou?

             Análise do desempenho de 54 alunos das turmas 1001, 1003 e 1006.

Legenda : A = Acertaram a questão; FE = Fizeram mas erraram e NF = Não fizeram.

 

            1ª Questão:   A= 5,6%   ;      FE = 25,9%   ;        NF = 68,5%

            2ª Questão :  A = 9,6%  ;      FE = 25,9%   ;        NF = 66,7%

            3ª Questão :  A = 3,7%  ;      FE = 18,5%   ;        NF = 77,8%

            4ª Questão :  A = 14,8% ;     FE = 9,3%     ;        NF = 75,9%

 

        Cabe informar que nesse 1º bimestre foi revisto nas turmas citadas os seguintes assuntos do ensino fundamental : números primos, potenciação, regras para operações de potencias com mesmas base, potências com expoente negativo, operações com frações e problemas envolvendo frações.

O fato é que entendem as explicações e resoluções dos exercícios na hora, mas NÃO ESTUDAM.

        Os tenham dito que não passarão pela média global, portanto que estudem, mas parece que não acreditam. Sugiro que a direção / coordenação reforcem isso às turmas do 1º Ano.

------------


  XV)                                            TESTE do 2° Bimestre de 2024

1)  Considere os conjuntos a seguir: A = { x  Z x maior ou igual a - 4 e menor ou igual a 8}, 

   B = { x  Nx maior ou igual a - 3 e menor ou igual a 11} e C = { x  Z x maior que - 4 e menor ou igual a 9} , então defina por listagem A ∩ B.

, defina por listagem A ∩ B.

a)    A ∩ B = {8, 9, 10, 11}

b)    A ∩ B = {−3, −2, −1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11}

c)    A ∩ B = {}

d)    Nenhuma das respostas anterior

2) Sendo os conjuntos A = { -2 , 0 , 5 , 3,  } ; B = { 3 , 0 , (2x – 3)/5 , -2 } e A = B . Determine o valor de x.

 3) Dados os intervalos dos conjuntos A = ( -1 , 8 ] e B = [ 6 , 9) , determine:

             a) A U B =          b) A ∩B =        c) A – B =          d) B – A

 4) Em uma pesquisa verificou-se que das pessoas consultadas 100 leem o jornal A, 1150 leem o jornal

    B e 20  leem ambos os jornais. Quantas pessoas foram pesquisadas?

5) Se todo elemento de C pertence a A e todo elemento de C também pertence a B, então:

       a) A  B.            b) A  B.       c)  B  C        d)  A  B       e)  B = 

---

 

 XVI )                                      TESTE   no 1º bim. de 2024 

 1 ) Determine o número que somado ao seu triplo é igual a 52 .

 2) Transforme as medidas para as unidades pedidas.

a) 3405,9 m =............................hm                            b) 0,01934 km =...................mm

c) 9180465 mm =..................... km                            d) 2,51m = .....................cm

 3) Determine o valor de ’x’ na igualdade : ( 2x )2 = 2 . 2x

 4) Escreva cinco números primos quaisquer que estejam compreendidos entre 23 e 73; efetue a soma entre eles e multiplique por 13,7.

 5) Arme e efetue:

a) 3691, 68 x 4,05 =

b) ( 1- 1/3 – 1/4 ) =

c) 3964,034 – 979,95 =

d) { -3[ 4.(39/-3)] + 1/2} =

 

 

ANÁLISE:

Teste aplicado em 52 alunos cujo valor máximo do mesmo era de 5,0 pontos. Na correção as notas obtidas foram:

Ø  1 aluno obteve nota 3,50 ;

Ø  1 aluno obteve nota 2,50 ;

Ø  1 aluno obteve nota 2,00 ;

Ø  1 aluno obteve nota 1,50 ;

Ø  1 aluno obteve nota 1,25 ;

Ø  5 alunos obtiveram nota 1,00 ;

Ø  1 aluno obteve nota 0,75 ;

Ø  1 aluno obteve nota 0,50 ;

Ø  8 alunos obtiveram nota 0,25 ;

Ø  32 alunos obtiveram nota 0,00 o que corresponde a 61,5%  e quase a totalidade estava em branco.

--------------------


XVII )                                             B3 de 2023 


1)  Um técnico em informática foi contratado por uma empresa e seu salário mensal será calculado pela

expressão S(x) =  x² - 4x +200, onde S(x) corresponde ao salário mensal, e x ao número de computadores consertados por ele. Tendo recebido como salário R$ 1.421,00 ao final do mês, a pergunta é: quantos computadores ele consertou no mês?

 2)  Joãozinho jogou uma bolinha de gude que descreveu a trajetória da função

y = f(x) = – x2 – 2x + 3 , em que ’y’ representa a altura em metros (m) da bolinha em seu

deslocamento, e ‘x’ a distância horizontal, também em metros que ela se deslocou. Qual foi a altura máxima que a bolinha alcançou?

 3) Uma rampa reta de 100m de comprimento foi construída com determinado aclive sobre um terreno plano. Estando o ponto mais alto da rampa a 100m do solo, determine a distância no plano horizontal do início da rampa até a projeção do final da rampa sobre o plano horizontal.

 4) Em uma visita ao Jardim Botânico o Ciep Oswaldo Aranha utilizou um ônibus no qual viajaram 58 alunos, dos quais 22 foram do sexo masculino, estiveram sentados 48 alunos. Sabe-se que 3 alunos do sexo masculino viajaram em pé. Qual foi o nº de alunos do sexo feminino que viajaram em pé?

 5) O pai de Rosalva, o senhor Ximboca tem 5 filhas. Qual é o nome da 5ª filha, sendo:

        1ª Xaxa         2ª Xexa,       3ª Xixa,       4ª Xoxa ,      5ª ...........................

 6) A quarta parte de 436 é : a) 435        b) 418        c) 49        d) 236        e) 218

 ---------------------------------------


     XVIII )                                  B1 do 1º Ano de 2024

1) Enumerar de forma sequencial os números primos entre 50 e 90, realizar a soma desses números e dividir o resultado pela quantidade desses números.

2) Um adulto humano saudável abriga cerca de 100 bilhões de bactérias, somente em seu trato digestivo. Esse número de bactérias pode ser escrito como:

                   a) 109                     b) 1010                      c) 1011                    d) 1012       

3)   a) Três quarto de um número ao ser somado com o seu triplo tem como resultado o número 60.

Que número é esse?

       b) Determine o valo de “x” na igualdade : ( 2x)2 = 2 . 2x

4) Arme efetue as seguintes operações:

a)      3.691,68 x 4,05 =                                                  c) { - 3 [ 4. ( 39/-3) ]} + 1/2 =                                                        

b)     3.964,034 – 979,95 =                                             d)  (1- 1/3 – 1/4) =                                                                                                               

 5) Realizar as seguintes operações de potência:

a)      ( 3/4) - 3 =                                                          e) 250 =

b)     3-3 / 3-5 =                                                           f) ( 7/9 ) - 2                  

c)      64 =                                                                   g) ( 36 . 3- 2 ) /34 =                                                        

d)     [( 3/4)2]3=                                                         h) ( 2 / 3)1 =


                                                            Análise da avaliação

 Essa avaliação foi aplicada nas Turmas 1001, 1003 e 1006, onde 71 alunos estiveram presentes. No 1° Bimestre foi feita uma revisão de tópicos do fundamental como números primos, mmc, potências e suas propriedades, frações, problemas envolvendo frações. Já no teste aplicado anteriormente e por mim divulgado a análise do mesmo, o desempenho já tinha sido péssimo em geral. Entendem as explicações nas aulas mas depois não estudam e alguns nem saber que prova seria no dia. Foram alertados várias vezes que no ensino médio acabou a aprovaão pela média global como ocorre em algumas(?) prefeituras, mas pelo visto não acreditam.

 Eis o resultado, onde : N = Nota obtida e a avaliação valia 5,0 pontos, 1,0 ponto p/ cada questão.

 Notas (N) ZERO :  47 alunos tiraram zero, i.e. 66,20%;

 N maior que Zero e menor ou igual a 0,5  : 17 alunos, o que corresponde a 23,94%

N maior que 0,5 e menor ou igual a 1,0    : 5 alunos, o que corresponde a , 7,04%

N maior que 1,0 e menor ou igual a 2,0    : 1 aluno, o que corresponde a 1,41%

N maior que 2,0 e menor ou igual a 3,0    : 1 aluno, o que corresponde a 1,41% . Esse aluno obteve 2,5.

             Isso sem sombra de dúvida é o efeito da média global. Sem contar que apresentam muita dificuldade de interpretar enunciados simples dos probleminhas apresentados.

 -------------------------------------------------

             XIX )                                B4 do 1º Ano de 2023

                 1) Um triângulo ABC possui os ângulos A = 30° e C = 120°. Além disso, o lado AB desse triângulo mede 100 cm. Qual é a medida do lado AC? (Considere √3 = 1,7) e sen 120º = sen 60º.

 

 

2) Qual o comprimento do lado AC do triângulo a seguir, sabendo que o ângulo C mede 60°, o lado oposto a ele mede 7 metros e o outro lado mede 5 metros.

3) Observando pela manhã a sombra de um prédio no chão, uma pessoa verificou que essa media 63 metros quando os raios de Sol faziam um ângulo de 30° com a superfície. Baseado nessas informações, calcule a altura do prédio.

 

 

4)  O arco de π/5 rad corresponde a que porcentagem da circunferência que o contém?

 

5)  A massa de uma substância diminui com o tempo ao ser exposta a um reagente. Em uma experiência, uma amostra possui de 1600 g foi exposta ao reagente. Constatou-se que sua massa era reduzida a uma taxa de 25% por hora. Determine a função que representa a redução de massa e quanto tempo de degradação é necessário para restar 900 g da quantidade inicial.

---

           

XXI ) Avaliação Diagnóstica Aplicada aos alunos que ingressaram no E.M EM 2014.


1) Efetue as operações abaixo:
a) 806,37 + 1795,860 =                               
b) 1319,05 – 697,87                                                    
c) 10312,5 X 2,05 =                                              
d) 8244 : 11 =                                                                 
e) (10-10. 10³ . 107: ( 10-7 . 107) =
                      
2) Kalleb é pai de um casal de filhos, Kuntha e Kiotto, e deverá dividir a quantia de R$ 12801,00 entre eles, de modo que a filha receba  o dobro da quantia  do seu irmão. Quanto deverá receber cada um deles?
                       
3) Resolva as equações abaixo :
     a) 3x + 2x = 3960 – x                                         
     b) 5x-17 = 3x+ 497   
     c) x / 2 = x – 71                                                 
     d) 2x² - 10x = - 12
                       
4) Determine o perímetro e a área das  figuras geométricas citadas abaixo
   a) De um triângulo com o lado oposto ao ângulo reto que medindo 10m, e com os outros dois lados medindo 3x e 4x.
   b) De um quadrado com  lado “x” e diagonal 2 dm

5) Determine a soma dos dez (10) primeiros números primos que não terminam com o algarismo 7.

 
   Abaixo Análise do Desempenho dos  alunos das T. 1007 e 1009.
                        Legenda : A ( Acertaram )  , FME ( Fizeram Mas Erraram )  e  ÑF ( Não Fizeram )

                1ª Q. ( Nível 8º Ano EF ) :  A = 0 %  ,   FME = 84 %   e   ÑF = 16 %
                         2ª Q  (                    ) : A = 6,5 %  , FME = 35 %   e   ÑF = 58,5 %
                        3ª Q   ( “                  ) :  A = 6,5 %  , FME = 35 %   e   ÑF = 58,5%
                4ª Q.  ( “                   ) : A = 0 %  ,   FME =19 %    e   ÑF = 81%
                5ª Q.  ( “                   ) : A = 0%   ,   FME =26 %    e   ÑF = 74%


---------------



 
        XXIII ) Teste do 3º Bim. de 2014 do 1º Ano do E.M.

A avaliação aplicada em 29/08/14 nas turmas do 1ºano do Ensino médio, valendo 3,0 pontos,
onde cada questão valia 0,5 pontos.
Não foi permitido o uso de Calculadora ou similar e folha avulsa.
Cálculos na folha da prova. Resposta com caneta azul ou preta.

1) Resolver :
a) 4º =
b) – [(11,3 – 13,8)] =
c) ( 2³ )² =
d) 4-1. {3² - [( 2 x 5)² - 3²] – 210 }. 0 =
e) ( 7/8)17: ( 7/8 )-19 . ( 7/8 )-2 =

2) Quantos copos de 250 ml poderão ser totalmente cheios por uma Coca Cola de 2,75 litros?

3) Sendo A= [-2 , 5[ e B = (-1 , 6) intervalos numéricos pertencentes ao conjunto dos números reais. Determine ( NÃO É MÚLTIPLA ESCOLHA ) :
a) AUB
b) A ∩ B
c) A – B
d) B – A

4) Um barco atravessa um rio num trecho onde a largura é de 80m, seguindo uma direção que forma um ângulo de 60º com a margem. Calcule a distância percorrida pelo barco para atravessar o rio, chegando à outra margem.

5) Dada a função f : R em R , sendo f(x) = - 2 .x / (x² - 4) , determine o Domínio de f(x).

6) Dada a função f : R em R , sendo f(x) = - 2x + 3. Responda :
a) Se a função é crescente ou decrescente, justificando a sua resposta.
b) Determine a raíz de f(x).
c) Em que intervalo a função é positiva ( f(x) > 0 ) ? E negativa ( f(x) < 0 )?
d) Elabore o gráfico de f(x) , com as coordenadas das interseções nos eixos cartesianos.
---

Comentário: ainda que com o nível baixíssimo de exigência, o resultado obtido foi catastrófico. Vejamos:
Turma 1007 - somente 13 alunos compareceram para realizá-lo.
Turma 1009 - 25 alunos compareceram.
Resultados: 15 notas zero (0,0)   /   8 notas 0,1   /    6 notas 0,2   /     2 notas 0,3     /      3 notas 0,5     /     1 nota 0,6    /     1 nota 0,8    /    1 nota 1,0    e   1 nota 1,7

Somente um aluno acertou mais da metade. A grande maioria não acertou as duas primeiras
questões de nível 5º ano do fundamental. Oito (8) alunos ainda que na 3ª questão esteja escrito em letras maiúsculas : NÃO É MÚLTIPLA ESCOLHA, assim procederam como se fosse. E somente
um aluno, o que obteve nota 1,7 acertou a 1ª questão inteira. Lamentável !!!

         
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


   

 XXIV ) Teste Nº 2 do 3º Bim. de 2014 do 1ºAno do E.M.

 1) Para realizar uma visita ao Jardim Botânico o Ciep Brizolão 244 Oswaldo Aranha utilizou um ônibus no qual viajaram 58 alunos, dos quais 22 eram do sexo masculino e, 48 alunos estavam sentados. Sabe-se que 3 alunos do sexo masculino viajaram em pé. Qual é o nº de alunos do sexo feminino que viajaram em pé?

2) A quarta parte de 4²² é :
      a) 4¹¹            b) 4²¹        c) 2²²           d) 2²¹            e) 2¹¹
 

3) Sendo A= (- 53 – 62 ) / - 72 , B = [(-5)3 + (-6)2] / (-7)2 e A –B = K / 49 . Determine o valor de K.
 

4) Determine a medida em radianos dos arcos correspondentes a :
          a) 54º                                                          b) 115º
 

5) Obtenha a expressão geral dos arcos côngruos a π / 5 rad.
 

6) Sabendo que senα =3/5 e que 0 < α < π , determine a tag α.
 

7) O arco de π / 5 rad corresponde a que porcentagem da circunferência que o contém?
         a) 8%             b) 8,5%            c) 9%          d) 9,5%            e) 10%
 

8) (PUC-SP) Sendo cos α =1/m e sen = √(m+1)) / m , determine o(s) valor(es) de ‘m’.
 

9) Defina os valores de α para a equação ; 2.sen α - √2 = 0
 

10) Obtenha o menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio as 14h40’.
----------------------------------------------------------
Obs . :  sen²x + cos²x = 1
----------------------------------------------------------


Análise do Desempenho de 24 alunos das Turmas 1007e 1009 que fizeram a Avaliação.
         Legenda : A ( Acertaram ) , FME ( Fizeram Mas Erraram ) e ÑF ( Não Fizeram )

1ª Q. ( Nível 5º Ano E.F ) : A = 54,2 % , FME = 8,3 %    e   ÑF = 37,5 %
2ª Q (   “      7º          “ “ ) : A = 4,2 %  ,  FME = 50 %     e   ÑF = 45,8 %
3ª Q ( “        8º          “ “ ) : A = 0 %   ,    FME = 12,5 %  e   ÑF = 87,5%
4ª Q. ( “ 1º Ano E.M.) :      A = 0 %    ,   FME = 16,7 %  e   ÑF = 83,3%
5ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 0%     ,   FME = 0 %      e    ÑF = 100%
6ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 0%    ,    FME = 0 %      e    ÑF = 100%
7ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 33,4% ,  FME = 8,3 %   e    ÑF = 58,3%
8ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 0 %     ,  FME = 4,2%    e    ÑF = 95,8%
9ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 4,2% ,    FME = 12,5% e     ÑF = 83,3%
10ª Q( “9º Ano E.F.)    :      A= 0%      ,   FME = 4,2%   e     ÑF = 95,8%

                     Mais uma vez mostro o fraco desempenho constatado em avaliações aplicada aos alunos do 1ºAno do Ensino Médio regular da rede estadual. Esse fato ocorre por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma revisão desses tópicos. No entanto falta ESTUDAREM, e de quererem aprender.


-----------

  XXV ) Avaliação do 3º Bim. de 2014 do 1ºAno do E.M.


1)    Determine o valor de “a” e “b” na função f(x)= a.x + b , sabendo-se que o gráfico de f(x) passa pelos pontos ( 3 , 2) e ( - 2 ,- 8 )   .

2)    Na função f(x) = 2x² - 4x +1 , determine : a(s) raiz (es) , o estudo do sinal de f(x), pontos de intersecção com os eixos das coordenadas , coordenadas do vértice e esboce graficamente f(x) incluindo esses pontos anteriormente determinados.

3)    Resolva a inequação: y = (1- 4x ) . (2x – 5) ≤ 0.    

4)    Um menino chutou uma bola que atingiu a altura máxima de 12 metros , voltando ao solo 8 segundos após o chute. Sabendo que a trajetória da bola é uma função quadrática ( tipo: y = a.x² +b.x + c ) que expressa a altura “y” da bola em função do tempo “t” de percurso. Que função expressa a situação descrita?    

5)    Em um concurso estão inscritos 500 candidatos. A prova será aplicada em salas de 30 lugares. Se todos os candidatos comparecerem, qual será o número de salas necessárias ?   

6)    O pai de Rosalva , o senhor Ximboca tem 5 filhas. Qual é o nome da 5ª filha ?
   1ª  Xaxa , 2ª Xexa , 3ª Xixa , 4ª Xoxa  e  5ª ___________

7)Determine a inclinação de uma rampa reta e plana com 100 metros de comprimento, sabendo que o ponto mais alto da rampa dista  50m do chão..                                          

8)No mapeamento cartográfico de uma região, um topógrafo posicionou-se no ponto A, visando os pontos: B e C sendo B situado a 4 Km de A e C a 8 Km de A, sendo CÂB= 60º . Determine a distância entre os pontos B e  C .

9)Em uma fazenda há uma estrada reta que liga as porteiras A e B e outra estrada também reta que liga B à porteira C. Sendo conhecidos a distância entre B e C de 5 Km ,e  BÂC = 30º  e CBA =105º . Pede-se determinar : a distância entre as porteiras A e C , o perímetro e a área delimitada pelas porteiras A, B e C
( Vale 2,0 pontos)
---
 Análise do Desempenho  de 57 alunos que fizeram essa Avaliação.                       
LegendaA (Acertaram), FME (Fizeram Mas Erraram) e ÑF (Não Fizeram)                     

1ª Q.( Nível 1º Ano EM ):  A = 0 %,       FME = 3,5 %    e     ÑF = 96,5 %                
2ª  “  (  “      1º    “     “   ) : A =0 %  ,      FME =15,8 %   e     ÑF = 84,2 %                
3ª Q  ( “       1º    “     “  ) :  A = 0 % ,      FME = 15,8 %  e     ÑF = 84,2 %                
4ª Q. ( “       1º   “      “  ) :  A = 0 % ,      FME = 0 %       e     ÑF = 100%                 
5ª Q. ( “       5º  “   EF   ) :  A = 26,3 %,  FME = 19,3 % e     ÑF = 54,4%                 
6ª  “  ( “       6º  “      “   ) :  A = 45,6 %,  FME = 54,4%  e     ÑF = 0 %                  
7ª “   ( “       1º   “  EM  ) :  A = 0% ,       FME = 3,5 %     e     ÑF = 96,5%                     
8ª  “  ( “     1º Ano E.M ):   A = 0 %  ,     FME = 3,5%      e     ÑF = 96,5%                 
9ª  “  ( “       “  “       “    ) :  A = 0 % ,      FME = 0%         e     ÑF = 100%

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


XXVI ) Avaliação do 1º Bim. de 2012 p/ Turmas do 1º Ano E.M.


1)Arme e efetue:   a) 3691,68 X 4,5 =                                             b) 3964,034 – 979,95 =                 (Vale 1,0 ponto)

2)A nova embalagem de Coca-cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro  você  poderá encher, se na sua festa existem 6 destas  embalagens para servir aos seus convidados?                                                                                             ( Vale 0,5 pontos )

3) Um terreno retangular com área A (= Comprimento X Largura ) de 875 m2 ,sendo que  o seu comprimento excede em 10 metros a largura. Escreva a equação da área que representa a situação descrita.                                                                                                               ( Vale 0,5 pontos )

4) (Cefet-MG) Uma bomba de água é ligada para encher uma piscina de 4600 litros, inicialmente vazia. A tabela informa o volume de água na piscina em alguns instantes:  
                        Tempo (em minutos)  :  1               2                 3                   4                    5
                         Volume (em litros)     :  23             46               69                 92                 115
a)       Q Qual é a vazão (Volume/ Tempo) de água lançada por essa bomba , em litros/min?  ( Vale 0,3 pontos)
b)             Em quanto tempo a piscina estará cheia?     ( Vale Vale 0,3 pontos )
c)       Q Que expressão matemática representa o volume(v) de água necessária para encher a piscina após “t” minutos de funcionamento 
 da        bomba?          ( Vale 0,4 pontos )
       
)       5) Em uma pesquisa de mercado, verificou-se que 15 pessoas utilizam os produtos A ou B , sendo que algumas delas utilizam ambos os produtos. O produto A é usado por 12 dessas  pessoas e o produto B por 10 delas. Quantas pessoas utilizam ambos os produtos ?     (  Vale 0,5 pontos )         
  
      6) ( Polícia Civil 2004 ) Sendo  A={1,2,3} , B={1,2,3,4} e C={3,4,5,6,7}.
Podemos afirmar que:                                                                                   ( Vale 0,5 pontos )
a)     a) BA           b) CA           c) CB             d) C – A = B          e) nenhuma resposta anterior.
      
7) 7) ( PUC-RS ) Se A , B e A∩B são conjuntos com 90, 50 e 30 elementos respectivamente . Determine então o número de elementos do conjunto AUB.                       ( Vale 1,0 ponto )  
     
    Análise do Desempenho ( conjunto ) das Turmas 1007 e 1008 ( fizeram a Avaliação 64 alunos ) na Avaliação do 1º Bimestre de 2012 :

Legenda: A (Acertaram)  -  FME (Fizeram Mas Erraram) -  ÑF ( Não Fizeram )

1ª Questão ( Nível 5º Ano EF ) :    A= 5%              FME=70%                  ÑF=25%   
2ª Questão ( Nível 6º Ano EF ) :    A=5%               FME=23%                  ÑF=72%
3ª Questão ( Nível 9º Ano EM) :    A=0%               FME=28%                  ÑF=72%
4ª Questão ( Nível 9º Ano EF )  :   A=14%             FME=30%                  ÑF=56%
5ª Questão ( Nível 1º Ano EM) :    A=8%               FME=25%                 ÑF=67%
6ª Questão ( Nível 1º Ano EM ):    A=14%             FME=77%                  ÑF=9%
7ª Questão ( Nível 1º Ano EM ):    A=2%               FME=31%                  ÑF=67%
                           
                               
Obs.: Fraco desempenho por não saberem os conteúdos de séries anteriores, ainda que se tenha feito uma revisão são desses tópicos ,mas FALTA ESTUDAREM .    




------------------------------------------------------------------------------------------------------------



XXVII ) Avaliação do 1º Bim. de 2013 do 1º Ano do E.M.




1)Escreva cinco(5) números primos terminados pelo algarismo sete(7),efetue a soma entre eles,e em seguida multiplique o resultado por sete(7). A seguir represente o resultado final em ‘algarismos romanos’.   
 (.........+........+........+........+.........) x 7  = .................... Em algarismos romanos:...................                                                                                                             
2)Suponha que você está em Bangu e precisa chegar rapidamente em Madureira, a uma distância de 10Km e aparecem dois taxis, sendo que:
O taxi AZUL cobra R$ 1,50 a bandeirada (partida) mais R$ 2,50 por quilômetro rodado e o  taxi BRANCO cobra R$ 5,50 a bandeirada mais R$ 2,00 por quilômetro rodado.
a)     Qual dos dois você pegaria de modo a não ter prejuízo , caso tivesse escolhido o outro?_____________________
b)     E qual seria o seu lucro? _________________________
3) Determine o valor numérico da expressão aritmética : [ (4+ 22 2 +32. 4 / 12) / ( 19/10 )].(- 1/3)2
4) Substitua o símbolo ▲ pelo maior algarismo possível, de modo que os números abaixo se tornem divisíveis:
 a) 4517▲05   por 3.                                                b) 71653▲6    por 4                                             
5) Transforme as unidades.
a) 3405,9 m =.......................hm                           b) 0,01934 km=...................mm                                  
c) 9180465 mm =................ Km                           d ) 2,51m = .....................cm 
6 ) Um número somado ao seu triplo é igual a 52 . Calcule esse nº.
7) (CEFET) Nas proposições a seguir: I) 3/5 ЄQ – Z  ;  II) 6 – 9 Є Z  ;   III) 5 Є R – Z   ;   IV) √9 Є R – Q   ;
                   V) (- 8 )  ЄR . São verdadeiras apenas :
a) I , II e III             b) I, II e IV             c) I , II e V              d) II , III e IV         e ) II , III e  V         f) III, IV e V
8) Sendo A = -3 , 4[  e  B= [ -1 , 6 ]. Calcule : A U B  ,  A ∩ B   ,  A – B   e   B - A      
9) Determine A e B , sabendo que: A  U B = [ -1, 3 ] ,  A ∩ B = [ 0 , 2 ] e A – B = [ -1 , 0 [
10) ( PUC-MG)  Se A = ] -2 , 3 ]  e  B= [ 0 ,5 ] , então determine os números inteiros que estão em B – A .
---------------
Análise do Desempenho  dos 48 alunos das Turmas 1008 e 1009 que fizeram a Avaliação.

                        Legenda : A ( Acertaram )  , FME ( Fizeram Mas Erraram )  e  ÑF ( Não Fizeram )

                              1ª Q. ( Nível 5º Ano EF ) : A = 0 %  ,  FME = 75 %   e   ÑF = 25 %

                              2ª “    (  “      7º    “     “   ) : A =19 %  , FME = 8 %     e   ÑF = 73 %

                              3ª Q   ( “      7º    “     “   ) : A = 0 %  ,  FME = 2 %      e   ÑF = 98%

                              4ª Q.  ( “      7º   “        “  ) : A = 2 %  ,  FME =0 %      e    ÑF = 98%

                              5ª Q.  ( “      5º  “     “      ) : A = 0%   ,   FME =46 %   e   ÑF = 54%

                              6ª  “   ( “      7º “      “     ) :  A = 4%  ,    FME = 0%      e   ÑF = 96%

                              7ª “    ( “      1º “      “     ) :  A = 17%  ,  FME = 54 %   e   ÑF = 29%
                
                              8ª  “   ( “       “   “      “    ) :  A = 0 %    ,  FME = 21%    e   ÑF = 79%

                              9ª  “   ( “       “  “       “    ) :  A = 0%    ,   FME = 2%      e   ÑF = 98%

                             10ª “   ( “       “  “       “    ) :  A= 2%     ,   FME = 2%      e   ÑF = 96%


       Mais uma vez mostro o fraco desempenho constatado em avaliações aplicada aos alunos que recebemos no 1ºAno do Ensino Médio regular da rede estadual. Esse fato ocorre por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma  revisão desses tópicos. No entanto falta ESTUDAREM  e de quererem aprender.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

            
 XXVIII )    Avaliação do 3º Bim. do 1ºAno do E.M.
1) Calcule (-1) elevado ao expoente ‘m’ adicionado a (+1) elevado ao mesmo ‘m’ , sendo ‘m’ um nº par .
2) Resolva a expressão: 1³- {-1³-[-1³- (- 1² - 1¹)]}
3) Sendo A= (2 -¹ -3 -¹) -¹. 5/6 , determine A -¹, i.e., o inverso de A.
4) Calcule o valor da expressão: 6+ (√5a-3b-1 ) + (√b²+12) – ab + b² , para a=4 e b= -2
5) Que relação deve existir entre‘a’ e ‘b’, i.e. , a / b, a fim de que a equação abaixo admita a raiz x=2
3x + 2a – ( 2x +b ) / 3 = a +20
6) Seja um retângulo com dimensões x – 1 e 2x +3 em metros, determine a expressão que representa a sua área e as dimensões do retângulo se a área do mesmo for 7m².
7) Determine o menor ângulo ( em radianos ) formado pelos ponteiros de um relógio as 14:36h
8) Sendo dado o cosα = - 2/3 . Determine o sen α. e ctgα = tag α -¹ , sabendo que α pertence ao 2º quadrante.
9) O conjunto solução da equação cos²x – 5cosx +6 =0 , é:
a) S={3 , 2} b) S={2 , 3} c) S={2 , 1} d) S= { } e ) nenhuma resposta anterior.
10) dada a função y= f(x) = x² - 5x +4 , determine ;
a) O gráfico da função contendo a(s) raiz(es) , vértice, intersecção com o eixo das ordenadas (OY);
b) Estudo do sinal da função.
-------------
Análise do Desempenho ( conjunto ) das Turmas 1007 e 1008, fizeram a Avaliação 29 alunos , pois vários não se dignaram a fazê-la ).
Legenda : A ( Acertaram ) – FME ( Fizeram Mas Erraram ) – ÑF ( Não Fizeram )

1ª Q. ( Nível 7ºAno EF ) :A = 20,70% FME = 58,60% ÑF = 20,70%
2ª “ ( “ ‘ ‘ “) :A = 6,90% FME = 72,40% ÑF = 20,70%
3ª Q ( “ 8º “ “) : A = 6,90% FME = 69,00% ÑF = 24,10%
4ª Q. ( “ “ “ “) : A = 7,30% FME = 62,00% ÑF = 20,70%
5ª Q. ( “ 9º ‘ “) : A = 0% FME = 34,50% ÑF = 65,50%
6ª “ ( “ 9º “ “) : A = 0% FME = 58,60% ÑF = 41,40%
7ª “ ( “ 9º “ “ ) : A = 0% FME = 34,50% ÑF = 65,50%
8ª “ ( “ 1º “ EM): A = 0% FME = 24,14% ÑF = 75,86%
9ª “ ( “ 1º “ “ ) : A = 3,45% FME = 31,00% ÑF = 65,55%
10ª “ ( “ 1º “ “ ) : A = 6,90% FME = 38,00% ÑF = 55,10%

Logo , esse fraco desempenho é por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que constantemente façamos revisão desses tópicos, no entanto falta ESTUDAREMe de fato quererem aprender.




--------------




sábado, 26 de setembro de 2015


 Avaliação do 3º Bim./ 2015.


Obs.: Na 4ª Questão, onde se lê prédio, lê-se poste.


Análise do Desempenho de 20 alunos do 1º ano do Ensino Médio na Avaliação de Matemática do 3º Bimestre de 2015.

Legenda: A (Acertaram) , FME (Fizeram Mas Erraram) e ÑF (Não Fizeram)

1ª Questão ( Nível 5º Ano EF ) :  A = 0 % ,  FME = 20 %  e   ÑF = 80 %
2ª Questão ( Nível 6º Ano EF ) :  A = 35 % , FME = 40 %  e   ÑF = 25 %
3ª Questão ( Nível 1º Ano EM ):  A = 0 % ,   FME = 0 %    e   ÑF = 100 %
4ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 20 % , FME = 0 %    e   ÑF = 80%
5ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 25 %,  FME = 0 %    e   ÑF = 75%
6ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 45 %,  FME = 0%     e   ÑF = 55 %
7ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 15% ,  FME = 0 %    e   ÑF = 85 %
8ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 0 % ,   FME = 0%     e   ÑF = 100 %

                Mais uma vez ficou constatado que a grande maioria dos alunos no 1º Ano do Ensino Médio não sabem realizar simples operações aritméticas e poucos apresentaram raciocínio lógico e simples necessários nas duas primeiras questões, ainda que tenhamos feito no 1º bimestre uma revisão dos principais tópicos da Matemática do ensino fundamental necessários para a continuidade da aprendizagem da Matemática, Física e Química no ensino médio, mas falta estudarem. Com relação as demais questões, todas sem exceção foram feitos vários exercícios similares em sala de aula, mas como faltam muito, e não tem o hábito de copiarem as matérias desses dias, associado ao fato de não estudarem, o resultado já era esperado. LAMENTÁVEL!

                                                        Prof. Omar Costa.
                                    

---





---


ANÁLISE do Desempenho da Avaliação de Matemática

 do 2º Bimestre de 2017.


Avaliação aplicada ao 1º e 2º Ano do Ensino Médio nas minhas turmas do Ciep 244 Oswaldo Aranha.
Os resultados obtidos mostram mais uma vez a falta de base do ensino fundamental, embora tenhamos feito no início do ano letivo uma revisão de tópicos do fundamental necessários como pré-requisitos ao ensino médio, mas falta quererem aprender. Ei-la:





 

 






1) Determine o valor de ‘x’ que é solução da equação:
        1/2 + 1/3 + 1/4 = x / 48
2) Resolver :
     a) – [ 12² - ( 4 X 78,5 – 178,95 )] =
     b) – (11,53-13,07 ) =
     c) 2³ =
     d) 1991º =


3) Determine a função definida por f(x) = - 2x + m , sabendo que os pontos ( 0 , m) e ( 1 , 1) ﻉ a f(x) e que m > 0.


4) Um móvel parte de um ponto A e segue numa direção que forma com a reta AC um ângulo de 30º. Sabe-se que o móvel mantém uma velocidade constante de 50Km/h. Após 3 horas de percurso, a distância que o móvel se encontra de AC é de .........

5) Sendo o cosα = 5/13 , determine o sen α e a tg α .

6) Identifique duas funções do 1º grau que sejam crescentes e que cortem o eixo dos y (ordenada) abaixo da origem:
a ) f(x) = 3x -1
b) f(x) = -2x-3
c ) f(x) = -4x + 5
d ) y = - 7x +1
e ) y = 6x
f ) y = 9x – 9

7) Dada a função f(x) = –2x–2 , com x ﻉ R . Responda :
a) Se a função é crescente ou decrescente, justificando a sua opção;
b) Determine a raíz de f(x) ;
c) Estude o sinal de f(x);
d) Elabore o gráfico de f(x) , mostrando os pontos de intersecção com os eixos cartesianos.
---
Análise de Desempenho de 35 alunos do 1º Ano do Ensino Médio
Legenda: A (Acertaram ), E (Erraram), ÑF ( Não Fizeram ) e PEB ( Prova Em Branco)
Obs. : 12 Alunos entregaram a Avaliação em branco ( PEB = 34% )
1ª Questão : A = 0% , E = 17% , ÑF = 49%
2ª Questão : A = 6% , E = 23% , ÑF = 37%
3ª Questão : A = 0% , E = 0% ,   ÑF = 66%
4ª Questão : A = 0% , E = 3% ,   ÑF = 63%
5ª Questão : A = 0% , E = 0% ,   ÑF = 66%
6ª Questão : A = 6% , E = 51% , ÑF = 9%
7ª Questão ; A = 0% , E = 12% , ÑF = 54%
Na Turma 2001 essa Avaliação foi aplicada como RPM p/ 27 alunos, e 8 a entregaram em Branco. 
1ª Questão : A = 4% , E = 7% ,   ÑF = 59%
2ª Questão : A = 0% , E = 48% , ÑF = 22%
3ª Questão : A = 0% , E = 4% ,   ÑF = 66%
4ª Questão : A = 0% , E = 7% ,   ÑF = 63%
5ª Questão : A = 0% , E = 7% ,   ÑF = 63%
6ª Questão : A = 6% , E = 52% , ÑF = 18%
7ª Questão ; A = 0% , E = 11% , ÑF = 59%


--------------








-----

Avaliação de Recuperação de Matemática das Turmas do 1º ano do E.M em 11/12/2018.


Legenda: A ...Acertaram a questão;      FE...Fizeram Errado;       NF. ...Não Fizeram.

1ª Questão: Nível 7º ano , mas revisado e exercitado 'n' vezes:  0% A , 36% FE e 64% NF.

2ª Questão: Nível 7º ano, números primos 'n' vezes trabalhado: 9% A, 18% FE e  73% NF.
3ª Questão: Nível 8º ano : 18% A , 9% FE e 73% NF.
4º Questão: Nível 9º ano, revisado e exercitado 'n' vezes :   9% A , 18% FE e 73% NF.
5ª Questão: Nível 1º ano E.M, 'n' vezes exercitado em sala: 0% A , 27% FE e 73% NF.
6ª questão:  Nível 1º ano E.M, 'n' vezes exercitado em sala: 0% A , 18% FE e 82% NF.
7ª Questão: Nível 9º e 1º E.M, 'n' vezes exercitado em sala: 0% A , 0% FE e 100%NF.
8ª Questão: Nível 1º ano EM, 'n' vezes exercitado em sala : 0% A , 9% FE e  91% NF
9ª Questão: Nível 5º ano:  0% A , 18% FE e 82% NF.
10ª questão: Nível 5º ano: 0% A , 91% FE e 9% NF.

Comentário: A falta de base do conhecimento da Matemática do fundamental, a falta de interesse da grande maioria conforme poderá ser visto nos diários das turmas pelo elevado número de faltas são fatores preponderantes para o alto índice de prováveis não aprovados em Matemática. Outro fato que se repete ano-após-ano é que quando faltam não copiam a matéria de quando faltaram.
----

B2 do 1º Ano de 2024;

1) A nova embalagem de Coca-cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro você poderá
encher, se na sua festa existem 6 destas embalagens para servir aos seus convidados?

2) Sendo A= [-2 , 5[ e B = (-1 , 6) intervalos numéricos pertencentes ao conjunto dos
números reais. Determine ( NÃO É MÚLTIPLA ESCOLHA ) :
a) AUB =
b) A ∩ B =
c) A – B =
d) B – A =

3) Dada a função f : R em R , sendo f(x) = - 2x + 3. Responda :
a) Se a função é crescente, decrescente ou constante, justificando a sua resposta.
b) Determine a raíz de f(x).
c) Em que intervalo a função é positiva ( f(x) &gt; 0 ) ? E negativa ( f(x) &lt; 0 )?
d) Elabore o gráfico de f(x) , com as coordenadas das interseções nos eixos
cartesianos.

4) 1) Resolver :
a) 4º =
b) – [(11,3 – 13,8)] =
c) ( 2³ ) - ² =
d) 4 -1{3² - [( 2 x 5)² - 3²] – 210 }. 0 =
e) ( 7/8) 17 : ( 7/8 ) -19  . ( 7/8 ) -2  =

5) Determine o valor de “a” e “b” na função f(x) =  a.x + b , sabendo-se que o gráfico de f(x)
passa pelos pontos  ( 3 , 2) e ( - 2 ,- 8 ) .









---


XX )                                                B2 do 1º Ano de 2024

   

1)     A nova embalagem de Coca-cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro você poderá encher, se na sua festa existem 6 destas embalagens para servir aos seus convidados?

2)     Sendo A= [-2 , 5[ e B = (-1 , 6) intervalos numéricos pertencentes ao conjunto dos números reais. Determine ( NÃO É MÚLTIPLA ESCOLHA ) :

a) AUB =

b) A ∩ B =

c) A – B =

d) B – A =

3)     Dada a função f : R em R , sendo f(x) = - 2x + 3. Responda :

a) Se a função é crescente, decrescente ou constante, justificando a sua resposta.

b) Determine a raiz de f(x).

c) Em que intervalo a função é positiva ( f(x) > 0 ) ? E negativa ( f(x) < 0 )?

d) Elabore o gráfico de f(x) , com as coordenadas das interseções nos eixos cartesianos.

4)     1) Resolver :

a) 4º =

b) – [(11,3 – 13,8)] =

c) ( 2³ )-² =

d) 4 -1{3² - [( 2 x 5)² - 3²] – 210 }. 0 =

e) ( 7/8)17: ( 7/8 )-19 . ( 7/8 )-2 =

5)     Determine o valor de “a” e “b” na função f(x) =  a.x + b , sabendo-se que o gráfico de f(x) passa pelos pontos  ( 3 , 2) e ( - 2 ,- 8 ) .




Nenhum comentário:

Postar um comentário