sábado, 22 de novembro de 2014

Sala de aula é para Estudar, e não para facebook e etc...

O colega Luiz Felipe Vieira Ferrão, postou no grupo "Professores do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC_RJ)", o qual repasso devido à importância:

" Um aluno que teve seu celular tomado pelo professor não será indenizado. O juiz Eliezer Siqueira de Sousa Junior, da 1ª Vara Cível e Criminal de Tobias Barreto, no interior do Sergipe, julgou improcedente um pedido de indenização que um aluno pleiteava contra o professor que tomou seu celular em sala de aula. De acordo com os autos, o educador tomou o celular do aluno, pois este estava ouvindo música com os fones de ouvido durante a aula. Segundo o site Migalhas, o estudante foi representado por sua mãe, que pleiteou reparação por danos morais diante do "sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional". Na negativa, o juiz afirmou que "o professor é o indivíduo vocacionado a tirar outro indivíduo das trevas da ignorância, da escuridão, para as luzes do conhecimento, dignificando-o como pessoa que pensa e existe”. O magistrado se solidarizou com o professor e disse que "ensinar era um sacerdócio e uma recompensa. Hoje, parece um carma". Eliezer Siqueira ainda considerou que o aluno descumpriu uma norma do Conselho Municipal de Educação, que impede a utilização de celular durante o horário de aula, além de desobedecer, reiteradamente, o comando do professor. Ainda se considerou que não houve abalo moral, já que o estudante não utiliza o celular para trabalhar, estudar ou qualquer outra atividade. "Julgar procedente esta demanda é desferir uma bofetada na reserva moral e educacional deste país, privilegiando a alienação e a contra educação, as novelas, os ‘realitys shows’, a ostentação, o ‘bullying’ intelectivo, o ócio improdutivo, enfim, toda a massa intelectivamente improdutiva que vem assolando os lares do país, fazendo às vezes de educadores, ensinando falsos valores e implodindo a educação brasileira”, declarou. Por fim, o juiz ainda faz uma homenagem ao professor. "No país que virou as costas para a Educação e que faz apologia ao hedonismo inconsequente, através de tantos expedientes alienantes, reverencio o verdadeiro herói nacional, que enfrenta todas as intempéries para exercer seu ‘múnus’ com altivez de caráter e senso sacerdotal: o Professor".

Repassem para que todos os professores tomem conhecimento.
---

Em 7 de março de 2015 postei no facebook :

ATENÇÃO: Proibição de uso de celular em Salas de Aula : Lei nº 5.222/2008

USO DE CELULARES EM SALA DE AULA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTÁ PROIBIDO.

Meu comentário : Se a aula for direcionada pelo professor(a) para se utilizar o celular como auxílio / pesquisa, deve-se ignorar a Lei. A Lei deve ser aplicada quando não for o caso citado.

Link :

ALERJ.RJ.GOV.BR
USO DE CELULARES EM SALA DE AULA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTÁ PROIBIDO
Está proibido em todo o estado o uso de aparelhos celulares nas salas de aula das escolas públicas estaduais. A nova regra, publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta segunda-feira (14/04), consta da Lei…


Postado no facebook :
O Uso de Celulares em Sala de Aula das Escolas Públicas do Estado do RJ está Proibido pela 
Lei Nº 5.222 / 2008.


---

---






Um comentário:


  1. RIO — Um estudo conduzido por pesquisadores das Universidades do Texas e de Louisiana a respeito das políticas de uso de aparelhos celulares em quatro cidades inglesas aponta que as escolas que baniram os dispositivos registraram uma melhora de até 6% nas notas dos seus alunos.

    Veja Também

    Tecnologias estão mais presentes nas salas de aula na América Latina
    Cursos on-line atraem centenas de milhares de brasileiros e abrem debate sobre a prática
    Aluno agride e derruba professor que lhe tirou o celular em sala de aula

    O levantamento batizado de "Tecnologia, distração e o desempenho de estudantes" analisou o desempenho dos estudantes desde 2001, antes e depois da proibição dos aparelhos nas escolas, em Birmingham, Londres, Leicester e Manchester, combinou esses dados com as informações sobre o desempenho dos jovens em exames nacionais externos.

    Depois que os celulares foram proibidos, os estudantes na faixa etária de 16 anos tiveram um desempenho 6,4% maior que o desvio padrão, o que, de acordo com os pesquisadores, corresponde à adição de o equivalente a uma hora a mais de estudos na escola por semana, ou "cinco dias de escola por ano".

    De acordo com Richard Murphy, professor assistente de Economia da Universidade do Texas, e Louis-Philippe Beland, professor da Universidade do Estado de Louisiana, autores do estudo, os resultados da pesquisa podem ser semelhantes nos EUA, onde 73% dos adolescentes têm um telefone celular — no Reino Unido, em 2012, esse percentual era de 90,3%. Os pesquisadores, no entanto, fazem uma ressalva quanto às conclusões do estudo.

    "É importante notar que esses ganhos (nas notas) são proeminantes entre aqueles que têm notas menores, e que mudanças na política que permite celulares em escolas tem o potencial de exacerbar as desigualdades de aprendizagem", escreveram eles em um artigo no site The Conversation.

    Eles afirmam que, enquanto o ganho observado em estudantes com notas menores foi o dobro do que aqueles com notas médias, o banimento de celulares não teve nenhum efeito entre os estudantes com notas maiores, e nem nos alunos na faixa etária de 14 anos — que tendem a usar menos os celulares.

    Em 2001, quando o estudo foi iniciado, nenhuma das escolas analisadas havia banido aparelhos celulares das salas de aula. No entanto, em 2007, as instituições que passaram a proibir os dispositivos aumentou para 50% e, em 2012, para 98%.

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/estudo-aponta-melhora-no-desempenho-de-alunos-apos-banimento-de-celulares-em-escolas-16141367#ixzz3aDvmP1FR
    © 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/estudo-aponta-melhora-no-desempenho-de-alunos-apos-banimento-de-celulares-em-escolas-16141367?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo

    ResponderExcluir