terça-feira, 10 de março de 2015

Ensino Médio regular estadual do RJ c/ Acesso de Despreparados.

Avaliação Diagnóstica de Matemática aplicada em 06/03 a alunos do 1ª ano E.M.

Obs.: Não é permitido o uso de calculadora ou similar e folha avulsa. Cada questão marcada errada anula uma acertada, então caso não saiba fazer a questão não marque qualquer opção.

1) Em 12/11/1906, no campo de Bagatelle na França, santos Dumont, c/ o seu 14 Bis, bateu o recorde voando, por 220metros, a 6 m do solo. A unidade de medida “pé” é bastante utilizada na aviação; um pé vale 30,48 centimentros. Dessa forma a altura atingida pelo 14 Bis em pés foi de aproximadamente:
a) 0,97               b) 1,97             c) 10,97           d) 19,7       e) n.r.a
Texto : A pista de pouso de um aeroporto possui a forma de um retângulo e as suas dimensões são: 1320 m de comprimento e 120 m de largura. A sua capacidade de decolagens e aterrisagens é de 20 aviões a cada hora. Ali aterrisam aviões c/ capacidade p/ 150 ou 330 passageiros. Os aviões de maior capacidade são classificados como tipo A , e os de menor como tipo B.

2) A área da pista desse aeroporto, em m², é igual a :
a) 158.400     b) 79.200      c) 19.800      d) 2.880      e) n.r.a

3) A medida do perímetro dessa pista, em metros equivale a:
a) 1.440         b) 2.880        c) 3.120        d) 5.280      e) n.r.a

4) Obedecendo à capacidade dessa pista, o nº de aviões que poderão aterrisar ou decolar, durante 12 horas de operação, será de:
a) 120            b) 180            c) 240          d) 320         e) n.r.a

5) Num determinado período, aterrisaram 9 aviões lotados. Sabendo que 2430 passageiros foram trazidos por esses aviões, você pode afirmar que o nº de aviões do tipo A que aterrisaram foram :
a) 6 b) 5 c) 4 d) 3 e) 7

6) As laterais opostas da pista de pouso representam retas classificadas como :
a) Oblíquoas          b) paralelas           c) concorrentes            d) perpendiculares

7) Considere que o raio da roda de um avião é igual a 50 cm e π = 3,14. Quando a roda perfaz uma uma volta completa , o deslocamento do avião, em metros corresponde a :
a) 3,14                   b) 31,4                 c) 314                     d) 3140 e) n.r.a

8) Exatamente no centenário do 1º voo do 14 Bis, uma grande crise se instalou na aviação brasileira, provocando muitos atrasos e cancelamentos de voos. Um voo marcado para partir ás 18h 25 min somente conseguiu decolar às 23h 48 min. O atraso desse voo, em minutos, foi igual a:
a) 93                      b) 127                  c) 263                    d) 323                    e) n.r.a

9) Dos 180 voos previstos num determinado dia em um aeroporto, houve problemas de atraso em 45 deles. O porcentual de voos com atraso correspondeu a:
a) 45%                   b) 30%                 c) 25%                  d) 20%                   e) n.r.a

10) O lanche em uma aeronave é servido dentro de uma caixa que possui a forma de bloco retangular ou paralelepípedo. As dimensões dessa caixa são 8 cm de largura, 12 cm de comprimento e 6 cm de altura. O volume da caixa em centímetros cúbicos , é:
a) 96                      b) 224                   c) 432                  d) 576                     e) n.r.a

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Análise do Desempenho dos 29alunos que realizaram essa Avaliação( que a alguns anos atrás foi aplicada na seleção de ingresso à FAETEC).
                   Legenda : A = Acertaram      E = Erraram     NM = Não Marcaram

1ª Questão:   A = 7%     E = 48%    NM = 45%
2ª Questão:   A =14%    E = 76%    NM = 10%
3ª Questão:   A =17%    E = 62%    NM = 21%
4ª Questão:   A = 45%   E = 45%    NM = 10%
5ª Questão:   A = 21%   E = 62%    NM = 17%
6ª Questão:   A = 55%   E = 28%    NM = 17%
7ª Questão:   A = 14%    E = 48%    NM = 38%
8ª Questão:   A = 28%    E = 52%    NM = 20%
9ª Questão:   A = 31%    E = 59%    NM = 10%
10ª Questão: A =31%     E = 45%    NM = 24%

Comentário: verificamos nessa pequena amostra de alunos que recebemos no 1º Ano do ensino Médio, que o nível de aprendizagem dos conteúdos é baixíssimo. E o governo/Seeduc/metropolitanas/direções AINDA nos culpam ( professores ) pelo fracasso deles no E.M, e forçam a barra por aprovações, visando o índice do IDEB, não interessando a que custo.


 

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