domingo, 12 de junho de 2016

A Educação Básica precisa ser repensada e valorizada pelo MEC.

Faz tempo que a educação infantil e o 1º segmento do ensino fundamental, na grande maioria das escolas é tratado por docentes das escolas normais, e não por professoras(es) realmente qualificados e preparados para o início da aprendizagem das nossas crianças. Devemos lembrar que toda construção se inicia por uma base sólida.

Tenho observado a muitos anos a educação estadual do Rio de Janeiro , onde leciono Matemática e Física, constato anualmente que a grande maioria dos alunos que chegam no 1º Ano do Ensino Médio são de analfabetos funcionais , não sabem nem mesmo realizar as quatro operações da Aritmética, ou seja, e não aprenderam de fato os conteúdos que são pré requisitos para aprendizagem da Matemática do ensino médio e como ferramentas para os estudos de Física e Química.
Podemos afirmar que o acesso geral, irrestrito de todos ao ensino médio regular da rede estadual do RJ (acredito que ocorra o mesmo nas demais redes estaduais) sem que haja avaliações pelo menos de Matemática e Português com ênfase em interpretação textual, tenha propiciado o caos constatado no ensino médio e também no Enem.

No estado do RJ ao contrário do ensino médio regular, há seleção para o acesso a rede FAETEC, para escolas como o NAVE e outras similares.

Com a implantação de seleção para acesso ao ensino médio regular, as prefeituras serão obrigadas a tratarem o ensino fundamental com maior seriedade na relação ensino / aprendizagem.
Hoje infelizmente com a ânsia de verem a subida no indicador IDEB, os prefeitos e governadores através das secretarias de educação praticamente exigem a aprovação maciça dos discentes, ou seja, aprovação automática. VERGONHOSO, tratar a educação como mero arrecadador do FUNDEB.

Conclusão : Providências devem serem tomadas e gerenciadas pelo MEC, que simplesmente ignora o que ocorre nas redes públicas estaduais e municipais.




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