sábado, 4 de outubro de 2014

Análises dos Desempenhos nas Avaliações de Matemática no Ensino Médio da rede estadual do RJ.

I ) Avaliação Diagnóstica Aplicada aos alunos que ingressaram no E.m EM 2014.



1) Efetue as operações abaixo:
a) 806,37 + 1795,860 =                               
b) 1319,05 – 697,87                                                    
c) 10312,5 X 2,05 =                                              
d) 8244 : 11 =                                                                 
e) (10-10. 10³ . 107) : ( 10-7 . 107) =
                      
2) Kalleb é pai de um casal de filhos, Kuntha e Kiotto,
e deverá dividir a quantia de R$ 12801,00 entre eles,
de modo que a filha receba  o dobro da quantia  do seu
irmão. Quanto deverá receber cada um deles?
                       
3) Resolva as equações abaixo :
     a) 3x + 2x = 3960 – x                                         
     b) 5x-17 = 3x+ 497   
     c) x / 2 = x – 71                                                 
     d) 2x² - 10x = - 12
                       
4) Determine o perímetro e a área das  figuras geométricas citadas abaixo
a) De um triângulo com o lado oposto ao ângulo reto que medindo 10m, e com os outros dois lados medindo 3x e 4x.
b) De um quadrado com  lado “x” e diagonal 2 dm

5) Determine a soma dos dez (10) primeiros números primos que não terminam com o algarismo 7.

 
   Abaixo Análise do Desempenho dos  alunos das T. 1007 e 1009.
                        Legenda : A ( Acertaram )  , FME ( Fizeram Mas Erraram )  e  ÑF ( Não Fizeram )

                1ª Q. ( Nível 8º Ano EF ) :  A = 0 %  ,   FME = 84 %   e   ÑF = 16 %
                         2ª Q  (                    ) : A = 6,5 %  , FME = 35 %   e   ÑF = 58,5 %
                        3ª Q   ( “                  ) :  A = 6,5 %  , FME = 35 %   e   ÑF = 58,5%
                4ª Q.  ( “                   ) : A = 0 %  ,   FME =19 %    e   ÑF = 81%
                5ª Q.  ( “                   ) : A = 0%   ,   FME =26 %    e   ÑF = 74%


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   Análise do Desempenho na Avaliação do 1º Bimestre de 2010.


1) Escreva dez números primos que não terminem pelo algarismo 7 e efetue a soma desses números.
 ( Vale 0,5 pontos )
Números :......................................................................................
Total =.........
Total em Algarismos Romanos = _______________________

2) Arme e efetue: ( Vale 0,5 pontos )
    a) 3691, 68 x 4,5 =
    b) 3964,034 – 979,95 =


3) A nova embalagem de Coca-cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro você poderá encher, se na sua festa existem 6 destas embalagens para servir aos seus convidados? ( Vale 1,0 ponto )
Resposta: __________

4)  A nova embalagem de Coca-cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro você poderá encher, se na sua festa existem 6 destas embalagens para servir aos seus convidados?
( Vale 1,0 ponto )
Resposta: __________

5)  Escreva os elementos dos conjuntos abaixo: ( Vale 0,5 pontos )
     a) A = { x| x € N * e x < 5 } =
     b) B = { x| x € Z+ e -2 < x ≤ 2 } =
     c) C = { x| x € I e x é par } =
     d) D = { x | x é letra da palavra ananás } =

6) ( Polícia Civil 2004 ) Sendo A={1,2,3} , B={1,2,3,4} e C={3,4,5,6,7}. Podemos afirmar que : ( Vale 0,5 pontos )
     a) B כ A
     b) C כ A
     c) C כ B
     d) C – A= B
e) nenhuma das respostas anteriores.

7) ( PUC- RS) Se A ,B e A∩B são conjuntos com 90, 50 e 30 elementos respectivamente. Determine então o número de elementos do conjunto AỤB. ( Vale 1,0 ponto )
Resposta :__________


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      ANÁLISE da avaliação feita por 34 alunos da T. 1005 em 13/04/2010.

1ª questão : 27 não fizeram a questão, ou seja, 79%;
                     6 cometeram erros, ou seja, 18%;
                     1 acertou ou seja 3%.

2ª questão : 18 não fizeram a questão, ou seja, 53%;
                   16 cometeram erros, ou seja,  47%;
                   Zero acerto, ou seja , 0%.

3ª questão : 30 não fizeram a questão, ou seja, 88%;
                     3 cometeram erros, ou seja, 9%;
                     1 acertou, ou seja, 3%.

4ª questão : 16 não fizeram a questão, ou seja, 47% ;
                   11 cometeram erros , ou seja, 32,4% ;
                     7 acertos , ou seja, 2o,6%

Obs.: As quatro (4) primeiras questões são das séries do ensino fundamental, ou seja, fica demonstrado que os alunos são carentes dos conhecimentos ( mínimos ) básicos. As três
questões restantes fazem parte do conteúdo curricular do 1º Ano do E.M.


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Teste Nº 1 do 3º Bimestre de 2014 do 1º Ano do Ensino Médio.


A avaliação aplicada em 29/08/14 nas turmas do 1ºano do Ensino médio, valendo 3,0 pontos,
onde cada questão valia 0,5 pontos.
Não foi permitido o uso de Calculadora ou similar e folha avulsa.
Cálculos na folha da prova. Resposta com caneta azul ou preta.

1) Resolver :
a) 4º =
b) – [(11,3 – 13,8)] =
c) ( 2³ )² =
d) 4-1. {3² - [( 2 x 5)² - 3²] – 210 }. 0 =
e) ( 7/8)17: ( 7/8 )-19 . ( 7/8 )-2 =

2) Quantos copos de 250 ml poderão ser totalmente cheios por uma Coca Cola de 2,75 litros?

3) Sendo A= [-2 , 5[ e B = (-1 , 6) intervalos numéricos pertencentes ao conjunto dos números reais. Determine ( NÃO É MÚLTIPLA ESCOLHA ) :
a) AUB
b) A ∩ B
c) A – B
d) B – A

4) Um barco atravessa um rio num trecho onde a largura é de 80m, seguindo uma direção que forma um ângulo de 60º com a margem. Calcule a distância percorrida pelo barco para atravessar o rio, chegando à outra margem.

5) Dada a função f : R em R , sendo f(x) = - 2 .x / (x² - 4) , determine o Domínio de f(x).

6) Dada a função f : R em R , sendo f(x) = - 2x + 3. Responda :
a) Se a função é crescente ou decrescente, justificando a sua resposta.
b) Determine a raíz de f(x).
c) Em que intervalo a função é positiva ( f(x) > 0 ) ? E negativa ( f(x) < 0 )?
d) Elabore o gráfico de f(x) , com as coordenadas das interseções nos eixos cartesianos.
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Comentário: ainda que com o nível baixíssimo de exigência, o resultado obtido foi catastrófico. Vejamos:
Turma 1007 - somente 13 alunos compareceram para realizá-lo.
Turma 1009 - 25 alunos compareceram.
Resultados: 15 notas zero (0,0)   /   8 notas 0,1   /    6 notas 0,2   /     2 notas 0,3     /      3 notas 0,5     /     1 nota 0,6    /     1 nota 0,8    /    1 nota 1,0    e   1 nota 1,7

Somente um aluno acertou mais da metade. A grande maioria não acertou as duas primeiras
questões de nível 5º ano do fundamental. Oito (8) alunos ainda que na 3ª questão esteja escrito em letras maiúsculas : NÃO É MÚLTIPLA ESCOLHA, assim procederam como se fosse. E somente
um aluno, o que obteve nota 1,7 acertou a 1ª questão inteira. Lamentável !!!

         
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 Teste Nº 2 do 3º Bimestre de 2014 do 1º Ano do Ensino Médio


 1) Para realizar uma visita ao Jardim Botânico o Ciep Brizolão 244 Oswaldo Aranha utilizou um ônibus no qual viajaram 58 alunos, dos quais 22 eram do sexo masculino e, 48 alunos estavam sentados. Sabe-se que 3 alunos do sexo masculino viajaram em pé. Qual é o nº de alunos do sexo feminino que viajaram em pé?

2) A quarta parte de 4²² é :
      a) 4¹¹            b) 4²¹        c) 2²²           d) 2²¹            e) 2¹¹
 

3) Sendo A= (- 53 – 62 ) / - 72 , B = [(-5)3 + (-6)2] / (-7)2 e A –B = K / 49 . Determine o valor de K.
 

4) Determine a medida em radianos dos arcos correspondentes a :
          a) 54º                                                          b) 115º
 

5) Obtenha a expressão geral dos arcos côngruos a π / 5 rad.
 

6) Sabendo que senα =3/5 e que 0 < α < π , determine a tag α.
 

7) O arco de π / 5 rad corresponde a que porcentagem da circunferência que o contém?
         a) 8%             b) 8,5%            c) 9%          d) 9,5%            e) 10%
 

8) (PUC-SP) Sendo cos α =1/m e sen = √(m+1)) / m , determine o(s) valor(es) de ‘m’.
 

9) Defina os valores de α para a equação ; 2.sen α - √2 = 0
 

10) Obtenha o menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio as 14h40’.
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Obs . :  sen²x + cos²x = 1
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Análise do Desempenho de 24 alunos das Turmas 1007e 1009 que fizeram a Avaliação.
         Legenda : A ( Acertaram ) , FME ( Fizeram Mas Erraram ) e ÑF ( Não Fizeram )

1ª Q. ( Nível 5º Ano E.F ) : A = 54,2 % , FME = 8,3 %    e   ÑF = 37,5 %
2ª Q (   “      7º          “ “ ) : A = 4,2 %  ,  FME = 50 %     e   ÑF = 45,8 %
3ª Q ( “        8º          “ “ ) : A = 0 %   ,    FME = 12,5 %  e   ÑF = 87,5%
4ª Q. ( “ 1º Ano E.M.) :      A = 0 %    ,   FME = 16,7 %  e   ÑF = 83,3%
5ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 0%     ,   FME = 0 %      e    ÑF = 100%
6ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 0%    ,    FME = 0 %      e    ÑF = 100%
7ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 33,4% ,  FME = 8,3 %   e    ÑF = 58,3%
8ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 0 %     ,  FME = 4,2%    e    ÑF = 95,8%
9ª Q. ( “ 1º Ano E.M ) :      A = 4,2% ,    FME = 12,5% e     ÑF = 83,3%
10ª Q( “9º Ano E.F.)    :      A= 0%      ,   FME = 4,2%   e     ÑF = 95,8%

                     Mais uma vez mostro o fraco desempenho constatado em avaliações aplicada aos alunos do 1ºAno do Ensino Médio regular da rede estadual. Esse fato ocorre por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma revisão desses tópicos. No entanto falta ESTUDAREM, e de quererem aprender.


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  Avaliação do 3º Bimestre de 2014 do 1º Ano do Ensino Médio.


1)    Determine o valor de “a” e “b” na função f(x)= a.x + b , sabendo-se que o gráfico de f(x) passa pelos pontos ( 3 , 2) e ( - 2 ,- 8 )   .

2)    Na função f(x) = 2x² - 4x +1 , determine : a(s) raiz (es) , o estudo do sinal de f(x), pontos de intersecção com os eixos das coordenadas , coordenadas do vértice e esboce graficamente f(x) incluindo esses pontos anteriormente determinados.

3)    Resolva a inequação: y = (1- 4x ) . (2x – 5) ≤ 0.    

4)    Um menino chutou uma bola que atingiu a altura máxima de 12 metros , voltando ao solo 8 segundos após o chute. Sabendo que a trajetória da bola é uma função quadrática ( tipo: y = a.x² +b.x + c ) que expressa a altura “y” da bola em função do tempo “t” de percurso. Que função expressa a situação descrita?    

5)    Em um concurso estão inscritos 500 candidatos. A prova será aplicada em salas de 30 lugares. Se todos os candidatos comparecerem, qual será o número de salas necessárias ?   

6)    O pai de Rosalva , o senhor Ximboca tem 5 filhas. Qual é o nome da 5ª filha ?
   1ª  Xaxa , 2ª Xexa , 3ª Xixa , 4ª Xoxa  e  5ª ___________

7)Determine a inclinação de uma rampa reta e plana com 100 metros de comprimento, sabendo que o ponto mais alto da rampa dista  50m do chão..                                          

8)No mapeamento cartográfico de uma região, um topógrafo posicionou-se no ponto A, visando os pontos: B e C sendo B situado a 4 Km de A e C a 8 Km de A, sendo CÂB= 60º . Determine a distância entre os pontos B e  C .

9)Em uma fazenda há uma estrada reta que liga as porteiras A e B e outra estrada também reta que liga B à porteira C. Sendo conhecidos a distância entre B e C de 5 Km ,e  BÂC = 30º  e CBA =105º . Pede-se determinar : a distância entre as porteiras A e C , o perímetro e a área delimitada pelas porteiras A, B e C
( Vale 2,0 pontos)
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 Análise do Desempenho  de 57 alunos que fizeram essa Avaliação.                       
LegendaA (Acertaram), FME (Fizeram Mas Erraram) e ÑF (Não Fizeram)                     

1ª Q.( Nível 1º Ano EM ):  A = 0 %,       FME = 3,5 %    e     ÑF = 96,5 %                
2ª  “  (  “      1º    “     “   ) : A =0 %  ,      FME =15,8 %   e     ÑF = 84,2 %                
3ª Q  ( “       1º    “     “  ) :  A = 0 % ,      FME = 15,8 %  e     ÑF = 84,2 %                
4ª Q. ( “       1º   “      “  ) :  A = 0 % ,      FME = 0 %       e     ÑF = 100%                 
5ª Q. ( “       5º  “   EF   ) :  A = 26,3 %,  FME = 19,3 % e     ÑF = 54,4%                 
6ª  “  ( “       6º  “      “   ) :  A = 45,6 %,  FME = 54,4%  e     ÑF = 0 %                  
7ª “   ( “       1º   “  EM  ) :  A = 0% ,       FME = 3,5 %     e     ÑF = 96,5%                     
8ª  “  ( “     1º Ano E.M ):   A = 0 %  ,     FME = 3,5%      e     ÑF = 96,5%                 
9ª  “  ( “       “  “       “    ) :  A = 0 % ,      FME = 0%         e     ÑF = 100%

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Análise da Avaliação do 1º Bimestre de 2012 p/ Turmas do 1º Ano E.M.


1)Arme  e efetue:   a) 3691,68 X 4,5 =                                                  b) 3964,034 – 979,95 =                 (Vale 1,0 ponto)

2)A nova embalagem de Coca-cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro  você  poderá encher, se na sua festa existem 6 destas  embalagens para servir aos seus convidados?                                                                                             ( Vale 0,5 pontos )

3) Um terreno retangular com área A (= Comprimento X Largura ) de 875 m2 ,sendo que  o seu comprimento excede em 10 metros a largura. Escreva a equação da área que representa a situação descrita.                                                                                                               ( Vale 0,5 pontos )

4) (Cefet-MG) Uma bomba de água é ligada para encher uma piscina de 4600 litros, inicialmente vazia. A tabela informa o volume de água na piscina em alguns instantes:  
                        Tempo (em minutos)  :  1               2                 3                   4                    5
                         Volume (em litros)     :  23             46               69                 92                 115
a)       Q Qual é a vazão (Volume/ Tempo) de água lançada por essa bomba , em litros/min?  ( Vale 0,3 pontos)
b)             Em quanto tempo a piscina estará cheia?     ( Vale Vale 0,3 pontos )
c)       Q Que expressão matemática representa o volume(v) de água necessária para encher a piscina após “t” minutos de funcionamento 
 da        bomba?          ( Vale 0,4 pontos )
       
)       5) Em uma pesquisa de mercado, verificou-se que 15 pessoas utilizam os produtos A ou B , sendo que algumas delas utilizam ambos os produtos. O produto A é usado por 12 dessas  pessoas e o produto B por 10 delas. Quantas pessoas utilizam ambos os produtos ?     (  Vale 0,5 pontos )         
  
      6) ( Polícia Civil 2004 ) Sendo  A={1,2,3} , B={1,2,3,4} e C={3,4,5,6,7}.
Podemos afirmar que:                                                                                   ( Vale 0,5 pontos )
a) BA               b) CA                c) CB                  d) C – A = B           e) nenhuma resposta anterior.
      7) ( PUC-RS ) Se A , B e A∩B são conjuntos com 90, 50 e 30 elementos respectivamente . Determine então o número de elementos do conjunto AUB.                       ( Vale 1,0 ponto )  
     
    Análise do Desempenho ( conjunto ) das Turmas 1007 e 1008 ( fizeram a Avaliação 64 alunos ) na Avaliação do 1º Bimestre de 2012 :

Legenda: A (Acertaram)  -  FME (Fizeram Mas Erraram) -  ÑF ( Não Fizeram )

1ª Questão ( Nível 5º Ano EF ) :    A= 5%              FME=70%                  ÑF=25%   
2ª Questão ( Nível 6º Ano EF ) :    A=5%               FME=23%                  ÑF=72%
3ª Questão ( Nível 9º Ano EM) :    A=0%               FME=28%                  ÑF=72%
4ª Questão ( Nível 9º Ano EF )  :   A=14%             FME=30%                  ÑF=56%
5ª Questão ( Nível 1º Ano EM) :    A=8%               FME=25%                 ÑF=67%
6ª Questão ( Nível 1º Ano EM ):    A=14%             FME=77%                  ÑF=9%
7ª Questão ( Nível 1º Ano EM ):    A=2%               FME=31%                  ÑF=67%
                           
                               
Obs.: Fraco desempenho por não saberem os conteúdos de séries anteriores, ainda que se tenha feito uma revisão são desses tópicos ,mas FALTA ESTUDAREM .    




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Análise da Avaliação do 1º Bimestre de 2013 do 1º Ano do E.M.




1)Escreva cinco(5) números primos terminados pelo algarismo sete(7),efetue a soma entre eles,e em seguida multiplique o resultado por sete(7). A seguir represente o resultado final em ‘algarismos romanos’.   
 (.........+........+........+........+.........) x 7  = .................... Em algarismos romanos:...................                                                                                                             
2)Suponha que você está em Bangu e precisa chegar rapidamente em Madureira, a uma distância de 10Km e aparecem dois taxis, sendo que:
O taxi AZUL cobra R$ 1,50 a bandeirada (partida) mais R$ 2,50 por quilômetro rodado e o  taxi BRANCO cobra R$ 5,50 a bandeirada mais R$ 2,00 por quilômetro rodado.
a)     Qual dos dois você pegaria de modo a não ter prejuízo , caso tivesse escolhido o outro?_____________________
b)     E qual seria o seu lucro? _________________________
3) Determine o valor numérico da expressão aritmética : [ (4+ 22 / 2 +32. 4 / 12) / ( 1- 9/10 )].(- 1/3)2
4) Substitua o símbolo ▲ pelo maior algarismo possível,de modo que os números abaixo se tornem divisíveis:
 a) 4517▲05   por 3.                                                b) 71653▲6    por 4                                             
5) Transforme as unidades.
a) 3405,9 m =.......................hm                           b) 0,01934 km=...................mm                                  
c) 9180465 mm =................ Km                           d ) 2,51m = .....................cm 
6 ) Um número somado ao seu triplo é igual a 52 . Calcule esse nº.
7) (CEFET) Nas proposições a seguir: I) 3/5 ЄQ – Z  ;  II) 6 – 9 Є Z  ;   III) 5 Є R – Z   ;   IV) √9 Є R – Q   ;
                   V) (- 8 )  ЄR . São verdadeiras apenas :
a) I , II e III             b) I, II e IV             c) I , II e V              d) II , III e IV         e ) II , III e  V         f) III, IV e V
8) Sendo A = ] -3 , 4[  e  B= [ -1 , 6 ]. Calcule : A U B  ,  A B   ,  A – B   e   B - A      
9) Determine A e B , sabendo que: A  U B = [ -1, 3 ] ,  A ∩ B = [ 0 , 2 ] e A – B = [ -1 , 0 [
10) ( PUC-MG)  Se A = ] -2 , 3 ]  e  B= [ 0 ,5 ] , então determine os números inteiros que estão em B – A .
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Análise do Desempenho  dos 48 alunos das Turmas 1008 e 1009 que fizeram a Avaliação.

                        Legenda : A ( Acertaram )  , FME ( Fizeram Mas Erraram )  e  ÑF ( Não Fizeram )

                              1ª Q. ( Nível 5º Ano EF ) : A = 0 %  ,  FME = 75 %   e   ÑF = 25 %

                              2ª “    (  “      7º    “     “   ) : A =19 %  , FME = 8 %     e   ÑF = 73 %

                              3ª Q   ( “      7º    “     “   ) : A = 0 %  ,  FME = 2 %      e   ÑF = 98%

                              4ª Q.  ( “      7º   “        “  ) : A = 2 %  ,  FME =0 %      e    ÑF = 98%

                              5ª Q.  ( “      5º  “     “      ) : A = 0%   ,   FME =46 %   e   ÑF = 54%

                              6ª  “   ( “      7º “      “     ) :  A = 4%  ,    FME = 0%      e   ÑF = 96%

                              7ª “    ( “      1º “      “     ) :  A = 17%  ,  FME = 54 %   e   ÑF = 29%
                
                              8ª  “   ( “       “   “      “    ) :  A = 0 %    ,  FME = 21%    e   ÑF = 79%

                              9ª  “   ( “       “  “       “    ) :  A = 0%    ,   FME = 2%      e   ÑF = 98%

                             10ª “   ( “       “  “       “    ) :  A= 2%     ,   FME = 2%      e   ÑF = 96%


       Mais uma vez mostro o fraco desempenho constatado em avaliações aplicada aos alunos que recebemos no 1ºAno do Ensino Médio regular da rede estadual. Esse fato ocorre por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma  revisão desses tópicos. No entanto falta ESTUDAREM  e de quererem aprender.




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Avaliação d0 3º Bimestre do 1º Ano do Ensino Médio
1) Calcule (-1) elevado ao expoente ‘m’ adicionado a (+1) elevado ao mesmo ‘m’ , sendo ‘m’ um nº par .
2) Resolva a expressão: 1³- {-1³-[-1³- (- 1² - 1¹)]}
3) Sendo A= (2 -¹ -3 -¹) -¹. 5/6 , determine A -¹, i.e., o inverso de A.
4) Calcule o valor da expressão: 6+ (√5a-3b-1 ) + (√b²+12) – ab + b² , para a=4 e b= -2
5) Que relação deve existir entre‘a’ e ‘b’, i.e. , a / b, a fim de que a equação abaixo admita a raiz x=2
3x + 2a – ( 2x +b ) / 3 = a +20
6) Seja um retângulo com dimensões x – 1 e 2x +3 em metros, determine a expressão que representa a sua área e as dimensões do retângulo se a área do mesmo for 7m².
7) Determine o menor ângulo ( em radianos ) formado pelos ponteiros de um relógio as 14:36h
8) Sendo dado o cosα = - 2/3 . Determine o sen α. e ctgα = tag α -¹ , sabendo que α pertence ao 2º quadrante.
9) O conjunto solução da equação cos²x – 5cosx +6 =0 , é:
a) S={3 , 2} b) S={2 , 3} c) S={2 , 1} d) S= { } e ) nenhuma resposta anterior.
10) dada a função y= f(x) = x² - 5x +4 , determine ;
a) O gráfico da função contendo a(s) raiz(es) , vértice, intersecção com o eixo das ordenadas (OY);
b) Estudo do sinal da função.
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Análise do Desempenho ( conjunto ) das Turmas 1007 e 1008 ( fizeram a Avaliação 29 alunos , pois vários não se dignaram a fazê-la ).
Legenda : A ( Acertaram ) – FME ( Fizeram Mas Erraram ) – ÑF ( Não Fizeram )

1ª Q. ( Nível 7ºAno EF ) :A = 20,70% FME = 58,60% ÑF = 20,70%
2ª “ ( “ ‘ ‘ “) :A = 6,90% FME = 72,40% ÑF = 20,70%
3ª Q ( “ 8º “ “) : A = 6,90% FME = 69,00% ÑF = 24,10%
4ª Q. ( “ “ “ “) : A = 7,30% FME = 62,00% ÑF = 20,70%
5ª Q. ( “ 9º ‘ “) : A = 0% FME = 34,50% ÑF = 65,50%
6ª “ ( “ 9º “ “) : A = 0% FME = 58,60% ÑF = 41,40%
7ª “ ( “ 9º “ “ ) : A = 0% FME = 34,50% ÑF = 65,50%
8ª “ ( “ 1º “ EM): A = 0% FME = 24,14% ÑF = 75,86%
9ª “ ( “ 1º “ “ ) : A = 3,45% FME = 31,00% ÑF = 65,55%
10ª “ ( “ 1º “ “ ) : A = 6,90% FME = 38,00% ÑF = 55,10%

Logo , esse fraco desempenho é por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que constantemente façamos revisão desses tópicos, no entanto falta ESTUDAREMe de fato quererem aprender.




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Análise do Teste do 1º Bimestre de 2013 p/ o 1º Ano do Ensino Médio





1)Escreva  dez números primos  que não terminem pelo algarismo 7 e efetue a soma desses números
 Respostas :  Total = __________                                                                                                           
       Total em Algarismos Romanos = ___________                                           
2)Arme e efetue:  a)3691, 68 x 4,5  =             
              b) 3964,034 – 979,95 =
3)     Conhecendo-se os conjuntos   A= { x |x é divisor de 48  }    e   
B = { x | x é  divisor de 36  }, então determine:     
a) A U B            b)  A ∩  B        c)  A – B       d) B -- A 
     
               4) Escreva os elementos dos conjuntos abaixo:      
    a)  A = { x| x € N * e x < 5 } =
                    b)  B = { x| x € Z+  e -2 < x ≤ 2 } =
    c)  C = { x| x € I e  x é par } =
    d)  D = { x | x é letra da palavra ananás } =
5)     A nova embalagem de Coca-cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro  você  poderá encher, se na sua festa existem 6 destas  embalagens para servir aos seus convidados?
     Resposta:   __________                                            
6)     ( Polícia Civil 2004 ) Sendo  A={1,2,3} , B={1,2,3,4} ,C={3,4,5,6,7}. Podemos afirmar que :
a)     B כ A     b) C כ A    c) C כ B     d) C – A= B     e ) n. r.a.
7)     ( PUC- RS)  Se A ,B e A∩B são conjuntos com 90, 50 e 30 elementos respectivamente. Determine então o número de elementos do conjunto AỤB.     Resposta :__________

Análise do Desempenho  dos 42 alunos das Turmas 1008 e 1009 que fizeram a Avaliação

Legenda : A ( Acertaram )  , FME ( Fizeram Mas Erraram )  e  ÑF ( Não Fizeram )

1ª Q. ( Nível 5º Ano EF ) : A = 0 %  ,  FME = 24 %   e  ÑF = 76 %

2ª “    (  “      “         “       ) : A = 5 %  ,  FME = 52 %    e  ÑF = 43 %

3ª Q   ( “      1º  “     EM  ) : A = 0 %  ,  FME = 7 %      e  ÑF = 93%

4ª Q.  ( “       “   “        “   ) : A = 0 %  ,  FME = 29 %    e  ÑF = 71%

5ª Q.  ( “      8º  “     “      ) : A = 2%   ,   FME = 7 %      e  ÑF = 91%

6ª  “   ( “      1º “      “     ) :  A =10%  ,   FME = 73%     e  ÑF = 17%

7ª “    ( “      1º “      “      ) : A = 0%    ,  FME = 2 %      e  ÑF = 98%

      Logo , esse fraco desempenho é por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma  revisão desses tópicos, no entanto falta ESTUDAREM e de fato quererem aprender.



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sábado, 26 de setembro de 2015


Análise do Desempenho em Avaliação do 3º Bimestre 2015


Obs.: Na 4ª Questão, onde se lê prédio, lê-se poste.


Análise do Desempenho de 20 alunos do 1º ano do Ensino Médio na Avaliação de Matemática do 3º Bimestre de 2015.

Legenda: A (Acertaram) , FME (Fizeram Mas Erraram) e ÑF (Não Fizeram)

1ª Questão ( Nível 5º Ano EF ) :  A = 0 % ,  FME = 20 %  e   ÑF = 80 %
2ª Questão ( Nível 6º Ano EF ) :  A = 35 % , FME = 40 %  e   ÑF = 25 %
3ª Questão ( Nível 1º Ano EM ):  A = 0 % ,   FME = 0 %    e   ÑF = 100 %
4ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 20 % , FME = 0 %    e   ÑF = 80%
5ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 25 %,  FME = 0 %    e   ÑF = 75%
6ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 45 %,  FME = 0%     e   ÑF = 55 %
7ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 15% ,  FME = 0 %    e   ÑF = 85 %
8ª Questão ( Nível 1º Ano EM ) : A = 0 % ,   FME = 0%     e   ÑF = 100 %

                Mais uma vez ficou constatado que a grande maioria dos alunos no 1º Ano do Ensino Médio não sabem realizar simples operações aritméticas e poucos apresentaram racíocinio lógico e simples necessários nas duas primeiras questões, ainda que tenhamos feito no 1º bimestre uma revisão dos principais tópicos da Matemática do ensino fundamental necessários para a continuidade da aprendizagem da Matemática, Física e Química no ensino médio, mas falta estudarem. Com relação as demais questões, todas sem exceção foram feitos vários exercícios similares em sala de aula, mas como faltam muito, e não tem o hábito de copiarem as matérias desses dias, associado ao fato de não estudarem, o resultado já era esperado. LAMENTÁVEL!

                                                        Prof. Omar Costa.
                                    

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ANÁLISE do Desempenho da Avaliação de Matemática

 do 2º Bimestre de 2017.


Avaliação aplicada ao 1º e 2º Ano do Ensino Médio nas minhas turmas do Ciep 244 Oswaldo Aranha.
Os resultados obtidos mostram mais uma vez a falta de base do ensino fundamental, embora tenhamos feito no início do ano letivo uma revisão de tópicos do fundamental necessários como pré-requisitos ao ensino médio, mas falta quererem aprender.Ei-la:
1) Determine o valor de ‘x’ que é solução da equação:
1/2 + 1/3 + 1/4 = x / 48
2) Resolver :
a) – [ 12² - ( 4 X 78,5 – 178,95 )] =
b) – (11,53-13,07 ) =
c) 2³ =
d) 1991º =
3) Determine a função definida por f(x) = - 2x + m , sabendo que os pontos ( 0 , m) e ( 1 , 1) ﻉ a f(x) e que m > 0.
4) Um móvel parte de um ponto A e segue numa direção que forma com a reta AC um ângulo de 30º. Sabe-se que o móvel mantém uma velocidade constante de 50Km/h. Após 3 horas de percurso, a distância que o móvel se encontra de AC é de .........
5) Sendo o cosα = 5/13 , determine o senα e a tgα .
6) Identifique duas funções do 1º grau que sejam crescentes e que cortem o eixo dos y (ordenada) abaixo da origem:
a ) f(x) = 3x -1
b) f(x) = -2x-3
c ) f(x) = -4x + 5
d ) y = - 7x +1
e ) y = 6x
f ) y = 9x – 9
7) Dada a função f(x) = –2x–2 , com x ﻉ R . Responda :
a) Se a função é crescente ou decrescente, justificando a sua opção;
b) Determine a raíz de f(x) ;
c) Estude o sinal de f(x);
d) Elabore o gráfico de f(x) , mostrando os pontos de intersecção com os eixos cartesianos.
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Análise de Desempenho de 35 alunos do 1º Ano do Ensino Médio
Legenda: A (Acertaram ), E (Erraram), ÑF ( Não Fizeram ) e PEB ( Prova Em Branco)
Obs. : 12 Alunos entregaram a Avaliação em branco ( PEB = 34% )
1ª Questão : A = 0% , E = 17% , ÑF = 49%
2ª Questão : A = 6% , E = 23% , ÑF = 37%
3ª Questão : A = 0% , E = 0% ,   ÑF = 66%
4ª Questão : A = 0% , E = 3% ,   ÑF = 63%
5ª Questão : A = 0% , E = 0% ,   ÑF = 66%
6ª Questão : A = 6% , E = 51% , ÑF = 9%
7ª Questão ; A = 0% , E = 12% , ÑF = 54%
Na Turma 2001 essa Avaliação foi aplicada como RPM p/ 27 alunos, e 8 a entregaram em Branco (PEB = 30% )
1ª Questão : A = 4% , E = 7% ,   ÑF = 59%
2ª Questão : A = 0% , E = 48% , ÑF = 22%
3ª Questão : A = 0% , E = 4% ,   ÑF = 66%
4ª Questão : A = 0% , E = 7% ,   ÑF = 63%
5ª Questão : A = 0% , E = 7% ,   ÑF = 63%
6ª Questão : A = 6% , E = 52% , ÑF = 18%
7ª Questão ; A = 0% , E = 11% , ÑF = 59%


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Avaliação de Recuperação de Matemática das Turmas do 1º ano do E.M em 11/12/2018.


Legenda: A ...Acertaram a questão;      FE...Fizeram Errado;       NF. ...Não Fizeram.

1ª Questão: Nível 7º ano , mas revisado e exercitado 'n' vezes:  0% A , 36% FE e 64% NF.

2ª Questão: Nível 7º ano, números primos 'n' vezes trabalhado: 9% A, 18% FE e  73% NF.
3ª Questão: Nível 8º ano : 18% A , 9% FE e 73% NF.
4º Questão: Nível 9º ano, revisado e exercitado 'n' vezes :   9% A , 18% FE e 73% NF.
5ª Questão: Nível 1º ano E.M, 'n' vezes exercitado em sala: 0% A , 27% FE e 73% NF.
6ª questão:  Nível 1º ano E.M, 'n' vezes exercitado em sala: 0% A , 18% FE e 82% NF.
7ª Questão: Nível 9º e 1º E.M, 'n' vezes exercitado em sala: 0% A , 0% FE e 100%NF.
8ª Questão: Nível 1º ano EM, 'n' vezes exercitado em sala : 0% A , 9% FE e  91% NF
9ª Questão: Nível 5º ano:  0% A , 18% FE e 82% NF.
10ª questão: Nível 5º ano: 0% A , 91% FE e 9% NF.

Comentário: A falta de base do conhecimento da Matemática do fundamental, a falta de interesse da grande maioria conforme poderá ser visto nos diários das turmas pelo elevado número de faltas são fatores preponderantes para o alto índice de prováveis não aprovados em Matemática. Outro fato que se repete ano-após-ano é que quando faltam não copiam a matéria de quando faltaram.










15 comentários:

  1. Análise do 1º Teste do 1º Bimestre de 2013.

    1) Escreva dez números primos que não terminem pelo algarismo 7 e efetue a soma desses números.
    Números:.................................................... Total = .............
    Total em Algarismos Romanos = ___________

    2) Arme e efetue:
    a)3691, 68 x 4,5 =
    b) 3964,034 – 979,95 =

    3) Conhecendo-se os conjuntos A= { x |x é divisor de 48 } e
    B = { x | x é divisor de 36 }, então determine:
    a) A U B b) A ∩ B c) A – B d) B - A

    4) Escreva os elementos dos conjuntos abaixo:
    a) A = { x| x € N * e x < 5 } =
    b) B = { x| x € Z+ e -2 < x ≤ 2 } =
    c) C = { x| x € I e x é par } =
    d) D = { x | x é letra da palavra ananás } =

    5) A nova embalagem de Coca-cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro você poderá encher, se na sua festa existem 6 destas embalagens para servir aos seus convidados?
    Resposta: __________

    6) ( Polícia Civil 2004 ) Sendo A={1,2,3} , B={1,2,3,4} e C={3,4,5,6,7}. Podemos afirmar que :
    a) B כ A b) C כ A c) C כ B d) C – A= B e ) n.r.a.

    7) ( PUC- RS) Se A ,B e A∩B são conjuntos com 90, 50 e 30 elementos respectivamente. Determine então o número de elementos do conjunto AỤB.
    Resposta :__________

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    Análise do Desempenho dos 42 alunos das Turmas 1008 e 1009 que fizeram a Avaliação.

    Legenda :A (Acertaram) , FME (Fizeram Mas Erraram) e ÑF ( Não Fizeram )

    1ª Q. ( Nível 5º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 24 % e ÑF = 76 %

    2ª “ ( “ “ “ ) : A = 5 % , FME = 52 % e ÑF = 43 %

    3ª Q ( “ 1º “ EM ) : A = 0 % , FME = 7 % e ÑF = 93%

    4ª Q. ( “ “ “ “ ) : A = 0 % , FME = 29 % e ÑF = 71%

    5ª Q. ( “ 8º “ “ ) : A = 2% , FME = 7 % e ÑF = 91%

    6ª “ ( “ 1º “ “ ) : A =10% , FME = 73% e ÑF = 17%

    7ª “ ( “ 1º “ “ ) : A = 0% , FME = 2 % e ÑF = 98%


    Logo, o fraco desempenho constatado na avaliação é por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma revisão desses tópicos. No entanto falta ESTUDAREM e de fato quererem aprender.

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  2. Análise do Desempenho na Avaliação do 1º Bimestre de 2011.


    1) Arme e efetue: ( Vale 1,0 ponto )
    a) 3691,68 X 4,5 =
    b) 3964,034 – 979,95 =

    2) A nova embalagem de Coca Cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro você poderá encher, se na sua festa existem 6 destas embalagens para servir aos seus convidados
    ( Vale 1,0 ponto )

    3) Considere f: R*→R uma função definida por f(x)= x + (1/x).
    Determine o valor de : f(2) – f(1/2)
    ( Vale 1,0 ponto )

    4). Para as funções abaixo, determine se existir a(s) raiz(es) no campo Real , elabore os gráficos e represente o estudo dos sinais de cada função abaixo: ( Vale 1,0 ponto )
    a) f(x) = 45 -10x
    b) g(x) = x2 - 4x + 5

    5) Um terreno retangular de área ( Comprimento X Largura ) 875 m2 ,tem o seu comprimento excedendo em 10 metros a largura. Escreva a equação que representa o problema. (Vale 1,0 ponto )

    6) (Cefet-MG) Uma bomba de água é ligada para encher uma piscina de 4600 litros, inicialmente vazia. A tabela informa o volume de água na piscina em alguns instantes:
    Tempo (minutos) : 1 2 3 4 5
    Volume (litros) : 23 46 69 92 115

    a) Qual é a vazão (Volume/ Tempo) de água lançada por essa bomba , em litros por minuto?
    b) Em quanto tempo a piscina estará cheia?
    c) Que expressão matemática representa o volume(v) de água necessária para encher a piscina após “t” minutos de funcionamento da bomba? (Vale 1,0 ponto)

    7) Em uma pesquisa de mercado, verificou-se que 15 pessoas utilizam os produtos A ou B , sendo que algumas delas utilizam ambos os produtos. O produto A é usado por 12 dessas pessoas e o produto B por 10 delas. Quantas pessoas utilizam ambos os produtos ?
    ( Vale 1,0 ponto)
    ---

    Análise do Desempenho da Turma ( fizeram a Avaliação 35 alunos ) :

    Legenda: A (Acertaram) - FME (Fizeram Mas Erraram) - ÑF ( Não fizeram )

    1ª Questão ( Nível 5º Ano EF ) : A= 3% FME=51% ÑF=46%
    2ª Questão ( Nível 7º Ano EF ) : A=6% FME=14% ÑF=80%
    3ª Questão ( Nível 1º Ano EM) : A=0% FME=11,5% ÑF=88,5%
    4ª Questão ( Nível 9º Ano EF ) : A=0% FME=11,5% ÑF=88,5%
    5ª Questão ( Nível 9º Ano EF ) : A=0% FME=3% ÑF=97%
    6ª Questão ( Idem ) A=0% FME=6% ÑF=94%
    7ª Questão ( Nível EF ) A=3% FME=3% ÑF=94%


    Obs.: Fraco desempenho por não saberem os conteúdos de séries anteriores, ainda que se tenha feito uma revisão desses tópicos ,mas FALTA ESTUDAREM .

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  3. Análise do Desempenho na Avaliação do 1º Bimestre de 2012.


    1)Arme e efetue:
    a) 3691,68 X 4,5 =
    b) 3964,034 – 979,95 = (Vale 1,0 ponto)

    2)A nova embalagem de Coca-cola possui 2,5 litros. Quantos copos de 1/5 litro você poderá encher, se na sua festa existem 6 destas embalagens para servir aos seus convidados?
    ( Vale 0,5 pontos )

    3) Um terreno retangular com área A (= Comprimento X Largura ) de 875 m2 ,sendo que o seu comprimento excede em 10 metros a largura. Escreva a equação da área que representa a situação descrita. ( Vale 0,5 pontos )

    4) (Cefet-MG) Uma bomba de água é ligada para encher uma piscina de 4600 litros, inicialmente vazia. A tabela informa o volume de água na piscina em alguns instantes:
    Tempo (minutos) : 1 2 3 4 5
    Volume ( litros) : 23 46 69 92 115
    a) Qual é a vazão (Volume/ Tempo) de água lançada por essa bomba , em litros/min. ( Vale 0,3 pontos)
    b) Em quanto tempo a piscina estará cheia? ( Vale Vale 0,3 pontos )
    c) Que expressão matemática representa o volume(v) de água necessária para encher a piscina após “t” minutos de funcionamento da bomba?
    ( Vale 0,4 pontos )

    5) Em uma pesquisa de mercado, verificou-se que 15 pessoas utilizam os produtos A ou B , sendo que algumas delas utilizam ambos os produtos. O produto A é usado por 12 dessas pessoas e o produto B por 10 delas. Quantas pessoas utilizam ambos os produtos ? ( Vale 0,5 pontos )

    6) ( Polícia Civil 2004 ) Sendo A={1,2,3} , B={1,2,3,4} e C={3,4,5,6,7}.
    Podemos afirmar que:
    ( Vale 0,5 pontos )
    a) BכּA b) CכּA c) CכּB d) C – A = B e) n.r.a

    7) ( PUC-RS ) Se A , B e A∩B são conjuntos com 90, 50 e 30 elementos respectivamente . Determine então o número de elementos do conjunto AUB. ( Vale 1,0 ponto )
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    Análise do Desempenho dos 64 alunos das Turmas 1007 e 1008 que fizeram a Avaliação.

    Legenda:
    A (Acertaram) - FME (Fizeram Mas Erraram) - ÑF ( Não Fizeram )

    1ª Questão ( Nível 5º Ano EF ): A= 5% FME=70% ÑF=25%
    2ª Questão ( Nível 6º Ano EF ) : A=5% FME=23% ÑF=72%
    3ª Questão ( Nível 9º Ano EM) : A=0% FME=28% ÑF=72%
    4ª Questão ( Nível 9º Ano EF ) :A=14% FME=30% ÑF=56%
    5ª Questão ( Nível 1º Ano EM) : A=8% FME=25% ÑF=67%
    6ª Questão ( Nível 1º Ano EM ): A=14% FME=77% ÑF=9%
    7ª Questão ( Nível 1º Ano EM ): A=2% FME=31% ÑF=67%


    Obs.: Fraco desempenho por não saberem os conteúdos de séries anteriores, ainda que se tenha feito uma revisão desses tópicos, mas FALTA o principal que é, ESTUDAREM .

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  4. Análise do Desempenho na Avaliação do 1º Bimestre de 2013.


    1) Escreva cinco(5) números primos terminados pelo algarismo sete(7),efetue a soma entre eles,e em seguida multiplique o resultado por sete(7).
    A seguir represente o resultado final em ‘algarismos romanos’.
    (.........+........+........+........+.........) x 7 = ....................

    2) Suponha que você está em Bangu e precisa chegar rapidamente em Madureira, a uma distância de 10Km e aparecem dois taxis, sendo que:
    O taxi AZUL cobra R$ 1,50 a bandeirada (partida) mais R$ 2,50 por quilômetro rodado e o taxi BRANCO cobra R$ 5,50 a bandeirada mais R$ 2,00 por quilômetro rodado.
    a) Qual dos dois você pegaria de modo a não ter prejuízo , caso tivesse escolhido o outro?_____________________
    b) E qual seria o seu lucro? _________________________

    3) Determine o valor numérico da expressão aritmética :
    [ (4+ 22 / 2 +32. 4 / 12) / ( 1- 9/10 )].(- 1/3)2

    4) Substitua o símbolo ▲ pelo maior algarismo possível,de modo que os números abaixo se tornem divisíveis:
    a) 4517▲05 por 3.
    b) 71653▲6 por 4

    5) Transforme as unidades.
    a) 3405,9 m =.......................hm
    b) 0,01934 km=...................mm
    c) 9180465 mm =................ Km
    d ) 2,51m = .....................cm

    6 ) Um número somado ao seu triplo é igual a 52 . Calcule esse nº.

    7) (CEFET) Nas proposições a seguir:
    I) 3/5 ЄQ – Z ; II) 6 – 9 Є Z ; III) 5 Є R – Z ; IV)√9 Є R – Q ; V) (- 8 )⅓ ЄR . São verdadeiras apenas :
    a) I , II e III b) I, II e IV c) I , II e V d) II , III e IV e ) II , III e V f) III, IV e V

    8) Sendo A = ] -3 , 4[ e B= [ -1 , 6 ].
    Calcule : A U B , A ∩ B , A – B e B - A

    9) Determine A e B , sabendo que:
    A U B = [ -1, 3 ] , A ∩ B = [ 0 , 2 ] e A – B = [ -1 , 0 [

    10) ( PUC-MG) Se A = ] -2 , 3 ] e B= [ 0 ,5 ] , então determine os números inteiros que estão em B – A .

    ----

    Análise do Desempenho dos 48 alunos das Turmas 1008 e 1009 que fizeram a Avaliação.

    Legenda: A (Acertaram) , FME (Fizeram Mas Erraram) e ÑF (Não Fizeram )

    1ª Q. ( Nível 5º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 75 % e ÑF = 25 %

    2ª “ ( “ 7º “ “ ) : A =19 % , FME = 8 % e ÑF = 73 %

    3ª Q ( “ 7º “ “ ) : A = 0 % , FME = 2 % e ÑF = 98%

    4ª Q. ( “ 7º “ “ ) : A = 2 % , FME =0 % e ÑF = 98%

    5ª Q. ( “ 5º “ “ ) : A = 0% , FME =46 % e ÑF = 54%

    6ª “ ( “ 7º “ “ ) : A = 4% , FME = 0% e ÑF = 96%

    7ª “ ( “ 1º “ “ ) : A = 17% , FME = 54 % e ÑF = 29%

    8ª “ ( “ “ “ “ ) : A = 0 % , FME = 21% e ÑF = 79%

    9ª “ ( “ “ “ “ ) : A = 0% , FME = 2% e ÑF = 98%

    10ª “ ( “ “ “ “ ) : A= 2% , FME = 2% e ÑF = 96%


    Mais uma vez mostro o fraco desempenho constatado em avaliações aplicada aos alunos que recebemos no 1ºAno do Ensino Médio regular da rede estadual. Esse fato ocorre por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma revisão desses tópicos. No entanto falta ESTUDAREM e de quererem aprender.

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  5. Análise do Desempenho na Avaliação do 2º Bimestre de 2010.


    1) Escreva sete números primos que não terminem pelo algarismo 7 e efetue a soma desses números. ( Vale 0,5 pontos )
    Respostas : Números: _____________________________________ Total=____________
    2) Arme e efetue: ( Vale 0,5 pontos )
    a) 3691, 68 x 4,05 =
    b) (1- 1/3 – 1/4 ) / (-1/2 – 1/3) =
    c) 3964,034 – 979,95 =
    d) { -3[ 4.(39/ -3)] + 1/2 =

    3) Junte 6 chapinhas e ganhe um “Geloko”.Se você juntar 50 chapinhas quantos Gelokos você poderá ganhar ? ( Vale 0,5 pontos )
    a) 9 b) 8,3 c) 8 d) 7 e) 6

    4 ) Dada a função y=f(x)=1/ √ 2x +7 , determine o seu domínio.
    ( Vale 0,5 pontos )

    5) Considere f:R*→R uma função definida por f(x)= x + 1 / x .
    Obtenha o valor de: f(2) – f( 1/2 ). ( Vale 1,0 ponto )

    6) Um botânico mede o crescimento(cm) de uma planta periodicamente, obtendo assim o gráfico da fig.1. Sendo mantida a relação entre tempo e crescimento, determine quantos centímentros a planta terá no 30º dia. ( Vale 1,0 ponto )
    Resposta( válida somente com cálculo): ___________________

    ---

    Análise estatística da Avaliação.

    Legenda:
    NFQ= Não Fizeram a Questão; EQ= Erraram a Questão; AQ = Acertaram

    1ª Questão: NFQ=44,8% , EQ=55,2% , AQ=0%

    2ª Questão: NFQ=72,4% , EQ=27,6% , AQ=0%

    3ª Questão: NFQ=3,4% , EQ=55,2% , AQ=41,4%

    4ª Questão: NFQ=86,2% , EQ=3,8% , AQ=0%

    5ª Questão: NFQ=93,1% , EQ=6,9 , AQ=0%

    6ª Questão: NFQ=55,2% , EQ=31,0% , AQ=13,8%


    COMENTÁRIOS:
    As questões 1, 2 ,3 e 6 são de nível até 8º Ano do E.F.
    As questões 4, 5 e 7 foram feitos vários exercícios equivalentes em sala de aula.

    Síntese: Além da falta de base, já indicada na 1ª Avaliação, falta estudar!!!!!


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  6. Análise do Desempenho na Avaliação do 2º Bimestre de 2011.


    1 ) A lei f(x) = 2x² - 12x + 25 representa o número de multas anuais (em milhares), indicado por f(x) , que serão aplicadas daqui a “x” anos, em uma certa cidade. Portanto:
    a) Quantas multas são aplicadas atualmente nessa cidade?
    b) Quantas multas serão aplicadas daqui a 2 anos? E daqui a 5 anos?
    c) Em quanto tempo serão aplicadas 57000 multas?

    2 ) Dadas as funções : a) y=f(x)= - x +3 , b) y=f(x)= x² - 2x . Determine para cada uma delas: raiz(es) , gráfico, estudo dos sinais, ponto de intersecção com o eixo das ordenadas e ponto de máximo ou mínimo conforme for o caso.

    3 ) Determine a função f(x) definida por f(x) = - 2x + m , sabendo que os pontos ( 0 , m) e ( 1 , 1) pertencem a f(x) e que m > 0.

    4 ) Escreva todos os nove menores números primos positivos e efetue a soma entre eles.

    5) Alunos de uma turma foram encarregados de fazer a redistribuição equalitária dos panfletos do candidato a”Dono do Mundo”, entre os seus colegas que receberam préviamente as seguintes quantidades:, Alberto(197),Bruno(314),Carlos(231), Dulce(129), Samara(74) e Thiago(501). Responda então, qual é a quantidade ideal estipulada ( já na primeira vez que recebeu os panfletos) ? E qual seria a diferença entre a quantidade por ele(a) recebida e a quantidade ideal calculada para cada um?

    6 ) Identifique duas funções do 1º grau que sejam crescentes e que cortem o eixo dos y (ordenada) abaixo da origem:
    a) f(x) = 3x -1 b) f(x) = -2x-3 c )f(x) = -4x + 5
    d) y = - 7x + 1 e) y = 6x f) y = 9x – 9

    7 ) Escolha duas funções do 2º grau que tenham ponto mínimo e passe pela origem:
    a) y = x2 -3x +2 b) y = -3x2 +7x c) Y = 2x2 -8x
    d) f(x) = -6x2 e) f(x) = 100x2 f) f(x) = -10x2 – 1

    ---

    Análise do Desempenho da Turma 1005. Fizeram a Avaliação 37 alunos

    Legenda:
    A (Acertaram integralmente)
    FME (Fizeram Mas Erraram)
    ÑF ( Não Fizeram )

    1ª Questão( Nível 9º Ano EF ): A= 0% FME=8% ÑF=92%
    2ª Questão( Nível 1º Ano EM): A=0% FME=14% ÑF=86%
    3ª Questão (Até o 1ºAno EM) : A=0% FME=3% ÑF=97%
    4ª Questão (Nível 5º Ano EF ): A=0% FME=24% ÑF=76%
    5ª Questão (Nível 7º Ano EF ): A=0% FME=8% ÑF=92%
    6ª Questão ( Nível 1º Ano EM): A= 8% FME=38% ÑF=54%
    7ª Questão ( Nível 1º Ano EM): A=5% FME= 46% ÑF=49%

    Obs.: Mais uma vez fica caracterizado não saberem os conteúdos de séries anteriores . Cabe ressaltar que as questões do 1 ª Ano são idênticas a questões resolvidas em sala de aula.

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  7. Análise do Desempenho na Avaliação do 2º bimestre de 2013

    I) Fila A:

    1 ) Resolver :
    a) – (11,5-13,7 ) = b) 2³ = c) 1001º =
    d) 2 . {3³- [(2 X 3)² - 5²]- ( 3²)²}.0 =
    e) ( 2 / 7 ) : (2 / 7) . ( 2 / 7 ) =

    2) Quantas vezes 1/10 cabe em 3/5?

    3) Sendo A=( -3 , 4[ e B=[-1 , 6[ , determine ( NÃO É MÚLTIPLA ESCOLHA) :
    a) A U B b) A∩B c) A – B d) B – A

    4) Um barco atravessa um rio num trecho onde a largura é 100m, seguindo uma direção que forma um ângulo de 45º com uma das margens. Calcule a distância percorrida pelo barco para atravessar o rio. ( Dado : cos 45º= √2 / 2 )

    5) Dada a função f : R >> R, f(x)= - 2. x / √4x²-36 , determine o seu Dominio.

    6) Dada a função f / R >>R , f(x) = -3x – 3 . Responda :
    a) Se a função é crescente ou decrescente, justificando a sua opção;
    b) Determine a raiz de f(x) ;
    c) Estude o sinal de f(x);
    d) Elabore o gráfico de f(x).
    -------

    Legenda :
    A ( Acertaram ) , FME ( Fizeram Mas Erraram ) e ÑF ( Não Fizeram )

    1ª Q. ( Nível 5º Ano EF ) : A = 7 % , FME = 14 % e ÑF = 79 %
    2ª “ ( “ “ “ ) : A = 0 % , FME = 0 % e ÑF = 100 %
    3ª Q ( “ 1º “ E. Médio ) : A = 7 % , FME = 7 % e ÑF = 86%
    4ª Q. ( “ “ “ “ ) : A = 0 % , FME = 7 % e ÑF = 93%
    5ª Q. ( “ 1º “ “ ) : A = 0% , FME = 0 % e ÑF = 100%
    6ª “ ( “ 1º “ “ ) : A =10% , FME = 0% e ÑF = 100%

    Obs. : 7% é referente a 1 aluno.
    ----

    II) Fila B :

    1 ) Resolver :
    a) – [(11,3-13,8)] =
    b) ( 2³) =
    c) 4º =
    d) 4 ¹.{3²- [(2 X 5)² - 3²]- 2³ }.0 =
    e) ( 7 / 8 ) : ( 7 / . ( 7 / 8 ) =

    2) Quantos copos de 250 ml poderão ser totalmente cheios por uma Coca Cola de 2,75 litros?

    3) Sendo A=[ -2 , 5[ e B=(-1 , 6 ) , determine ( NÃO É MÚLTIPLA ESCOLHA) :
    a) A U B b) A∩B c) A – B d) B – A

    4) Um barco atravessa um rio num trecho onde a largura é 80m, seguindo uma direção que forma um ângulo de 60º com uma das margens. Calcule a distância percorrida pelo barco para atravessar o rio. ( Dado : cos 60º= 1/2 )

    5) Dada a função f : R >> R, f(x)= - 2. x / (x²-4) , determine o seu Domínio.

    6) Dada a função f / R >>R , f(x) = - 2x + 3 . Responda :
    a) Se a função é crescente ou decrescente, justificando a sua opção;
    b) Determine a raiz de f(x) ;
    c) Em que intervalo a função é positiva ( f(x) >0 )? E negativa?
    d) Elabore o gráfico de f(x).
    ------

    Legenda :
    A ( Acertaram ) , FME ( Fizeram Mas Erraram ) e ÑF ( Não Fizeram )

    1ª Q. ( Nível 5º Ano E.F ) : A = 0 % , FME = 17 % e ÑF = 83 %
    2ª “ ( “ “ “ ) : A = 17 % , FME = 8,5 % e ÑF = 74,5 %
    3ª “ ( 1º “ E. Médio ) : A = 8,5% , FME = 17 % e ÑF = 74,5%
    4ª Q. ( “ “ “ “ ) : A = 0 % , FME = 17 % e ÑF = 83%
    5ª Q. ( “ 1º “ “ ) : A = 0% , FME = 0 % e ÑF = 100%
    6ª “ ( “ 1º “ “ ) : A =10% , FME = 0% e ÑF = 100%

    Obs. : 8,5 % é referente a 1 aluno.

    O fraco desempenho constatado na avaliação é por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma revisão no 1º Bimestre, mas no entanto falta ESTUDAREM e de fato quererem aprender.

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  8. Análise do Desempenho na Avaliação do 3º bimestre de 2012

    1) Calcule (-1) elevado ao expoente ‘m’ adicionado a (+1) elevado ao mesmo ‘m’ , sendo ‘m’ um nº par .

    2) Resolva a expressão: 1³- {-1³-[-1³- (- 1² - 1¹)]}

    3) Sendo A= (2 -¹ -3 -¹) -¹. 5/6 , determine A -¹, i.e., o inverso de A.

    4) Calcule o valor da expressão: 6+ (√5a-3b-1 ) + (√b²+12) – ab + b² , para a =4 e b= - 2

    5) Que relação deve existir entre ‘a’ e ‘b’,i.e., a / b, a fim de que a equação abaixo admita a raiz x=2
    3x + 2a – ( 2x +b ) / 3 = a +20

    6) Seja um retângulo com dimensões x – 1 e 2x +3 em metros, determine a expressão que representa a sua área e as dimensões do retângulo se a área do mesmo for 7m².

    7) Determine o menor ângulo ( em radianos ) formado pelos ponteiros de um relógio as 14:36h

    8) Sendo dado o cosα = - 2/3 . Determine o sen = - 2/3 . Determine o senα e ctgα = tag -¹ , sabendo que α pertence ao 2º quadrante.

    9) O conjunto solução da equação cos²x – 5cosx +6 =0 , é:
    a) S={3 , 2} b) S={2 , 3} c) S={2 , 1} d) S= { } e ) n.r.a

    10) dada a função y= f(x) = x² - 5x +4 , determine ;
    a) O gráfico da função contendo a(s) raiz(es) , vértice, intersecção com o eixo das ordenadas (OY);
    b) Estudo do sinal da função.

    ---
    Análise do Desempenho dos 29 alunos das Turmas 1007 e 1008 que fizeram a avaliação.

    Legenda :
    A ( Acertaram ) – FME ( Fizeram Mas Erraram ) – ÑF ( Não Fizeram )

    1ª Questão (Nível 7ºAno EF) : A = 20,70% FME = 58,60% ÑF = 20,70%
    2ª “ ( “ ‘ ‘ “ ) : A = 6,90% FME = 72,40% ÑF = 20,70%
    3ª ‘ ( “ 8º “ “ ) : A = 6,90% FME = 69,00% ÑF = 24,10%
    4ª “ ( “ “ “ “ ) : A = 7,30% FME = 62,00% ÑF = 20,70%
    5ª “ ( “ 9º " “ ): A = 0% FME = 34,50% ÑF = 65,50%
    6ª “ ( “ 9º “ “ ): A = 0% FME = 58,60% ÑF = 41,40% 7ª “ ( “ 9º “ “ ) : A = 0% FME = 34,50% ÑF = 65,50%
    8ª “ ( “ 1º “EM) : A = 0% FME = 24,14% ÑF = 75,86%
    9ª “ ( “ 1º “ “ ) : A = 3,45% FME = 31,00% ÑF = 65,55%
    10ª “ ( “ 1º “ “ ) : A = 6,90% FME = 38,00% ÑF = 55,10%

    Logo , esse fraco desempenho é por não quererem aprender os conteúdos do Ensino Fundamental,ainda que constantemente se faça revisão desses tópicos, no entanto falta ESTUDAREM.

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  9. Análise do Desempenho na Avaliação do 3º Bim. do 1ºAno E.M.
    ( O tal Caldeirão Cultural )

    1) Calcule (-1) elevado ao expoente ‘m’ adicionado a (+1) elevado ao mesmo ‘m’ , sendo ‘m’ um nº par .

    2) Resolva a expressão: 1³- {-1³-[-1³- (- 1² - 1¹)]}

    3) Sendo A= (2 -¹ -3 -¹) -¹. 5/6 , determine A -¹, i.e., o inverso de A.

    4) Calcule o valor da expressão: 6+ (√5a-3b-1 ) + (√b²+12) – ab + b² , para a=4 e b= -2

    5) Que relação deve existir entre‘a’ e ‘b’, i.e. , a / b, a fim de que a equação abaixo admita a raiz x=2
    3x + 2a – ( 2x +b ) / 3 = a +20

    6) Seja um retângulo com dimensões x – 1 e 2x +3 em metros, determine a expressão que representa a sua área e as dimensões do retângulo se a área do mesmo for 7m².

    7) Determine o menor ângulo ( em radianos ) formado pelos ponteiros de um relógio as 14:36h

    8) Sendo dado o cosα = - 2/3 . Determine o sen α. e ctgα = tag α -¹ , sabendo que α pertence ao 2º quadrante.

    9) O conjunto solução da equação cos²x – 5cosx +6 =0 , é:
    a) S={3 , 2}
    b) S={2 , 3}
    c) S={2 , 1}
    d) S= { }
    e ) nenhuma resposta anterior.

    10) dada a função y= f(x) = x² - 5x +4 , determine ;
    a) O gráfico da função contendo a(s) raiz(es) , vértice, intersecção com o eixo das ordenadas (OY);
    b) Estudo do sinal da função.

    -------------

    Análise do Desempenho dos 29 alunos das Turmas 1007 e 1008 que fizeram a avaliação, pois vários não se dignaram a fazê-la ).

    Legenda :
    A ( Acertaram ) – FME ( Fizeram Mas Erraram ) – ÑF ( Não Fizeram )

    1ª Q.( Nível 7ºAno EF ) : A = 20,70% FME = 58,60% ÑF = 20,70%
    2ª “ ( “ ‘ ‘ “ ) : A = 6,90% FME = 72,40% ÑF = 20,70%
    3ª Q ( “ 8º “ “ ) : A = 6,90% FME = 69,00% ÑF = 24,10%
    4ª Q. ( “ “ “ “ ) :A = 7,30% FME = 62,00% ÑF = 20,70%
    5ª Q. ( “ 9º ‘ “ ) :A = 0% FME = 34,50% ÑF = 65,50%
    6ª “ ( “ 9º “ “ ) : A = 0% FME = 58,60% ÑF = 41,40%
    7ª “ ( “ 9º “ “ ) : A = 0% FME = 34,50% ÑF = 65,50%
    8ª “ ( “ 1º “ EM ) : A = 0% FME = 24,14% ÑF = 75,86%
    9ª “ ( “ 1º “ “ ) : A = 3,45% FME = 31,00% ÑF = 65,55%
    10ª “ ( “ 1º “ “ ) : A = 6,90% FME = 38,00% ÑF = 55,10%


    Logo , esse fraco desempenho é por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que constantemente façamos revisão desses tópicos, no entanto falta ESTUDAREM e de fato quererem aprender.

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  10. Análise do Desempenho na Avaliação do 3º Bim. do 1ºAno E.M de 2010


    1) Determine o valor de “a” e “b” na função f(x)= a.x + b , sabendo-se que o gráfico de f(x) passa pelos pontos ( 3 , 2) e ( - 2 ,- 8 ) . ( Vale 1,0 ponto )

    2) Na função f(x) = 2x² - 4x +1 , determine : a(s) raiz (es) , o estudo do sinal de f(x), pontos de intersecção com os eixos das coordenadas , coordenadas do vértice e esboce graficamente f(x) incluindo esses pontos anteriormente determinados. ( Vale 1,0 ponto).

    3) Resolva a inequação: y = (1- 4x ) . (2x – 5) ≤ 0. ( Vale 1,0 ponto).

    4) Esboce o gráfico de y = | x² - 1 | ,
    no intervalo -3≤ x ≤ 3 p/ x Є R. ( Vale 1,0 ponto).

    5) Um menino chutou uma bola que atingiu a altura máxima de 12 metros , voltando ao solo 8 segundos após o chute. Sabendo que a trajetória da bola é uma função quadrática ( tipo: y = a.x² +b.x + c ) que expressa a altura “y” da bola em função do tempo “t” de percurso. Que função expressa a situação descrita? ( Vale 1,0 ponto se acompanhada com o cálculo envolvido).

    6) Em um concurso estão inscritos 500 candidatos. A prova será aplicada em salas de 30 lugares. Se todos os candidatos comparecerem, qual será o número de salas necessárias ? ( Vale 0,5 pontos )
    a) 16 b) 16,6 c) 17 d) 18 e) n.r.a

    7) O pai de Rosalva , o senhor Ximboca tem 5 filhas. Qual é o nome da 5ª filha do Sr. ximboca?
    1ª Xaxa , 2ª Xexa , 3ª Xixa , 4ª Xoxa e 5ª ___________ ( Vale 0,5 pontos )

    ---

    Análise da avaliação

    Obs.: As questões de 1 a 5 são similares as resolvidas em sala de aula, bastava rever ou estudar um pouco as mesmas.

    Estatistica do desempenho das questões 6 e 7 de Raciocínio Lógico. ( A avaliação foi aplicada em 26 alunos )

    Questão 6 : 5 não fizeram a questão ( 19,2% )
    4 acertaram a questão ( 15,4% )
    17 erraram a questão ( 65,4% ) , sendo que 15 responderam 16,6 salas e 2 responderam 100 salas.



    Questão 7 : 3 não fizeram a questão ( 11,5% )
    4 acertaram a questão ( 15,4% )
    19 erraram a questão ( 73,1% ) , esses responderam Xuxa.

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  11. Análise do Desempenho na Avaliação do 1º Bim. do 1ºAno E.M de 2014

    1)Escreva sete(7) números primos terminados pelo algarismo sete(7),efetue a soma entre eles,e em seguida multiplique o resultado por sete(7). A seguir represente o resultado final em ‘algarismos romanos’.
    (.......+.......+........+........+.......+...... +........) x 7 = ....................
    Em algarismos romanos:...................
    2)Suponha que você está em Bangu e precisa chegar rapidamente em Madureira, a uma distância de 10Km e aparecem dois taxis, sendo que:
    O taxi AZUL cobra R$ 1,50 a bandeirada (partida) mais R$ 2,50 por quilômetro rodado.
    O taxi BRANCO cobra R$ 5,50 a bandeirada mais R$ 2,00 por quilômetro rodado.
    a) Qual dos dois você pegaria de modo a não ter prejuízo, caso tivesse escolhido o outro?_____________________
    b) E qual seria o seu lucro? _________________________
    3) Determine o valor numérico da expressão aritmética :
    [ (4+ 22 / 2 +32. 4 / 12) / ( 1- 9/10 )].(- 1/3)2

    4) Substitua o símbolo ▲ pelo maior algarismo possível,de modo que os números abaixo se tornem divisíveis:
    a) 4517▲05 por 3
    b) 71653▲6 por 4

    5) Transforme as unidades.
    a) 3405,9 m =....................... hm
    b) 0,01934 km=...................mm
    c) 9180465 mm =................ Km
    d ) 2,51m = .....................cm

    6 ) Um número somado ao seu triplo é igual a 52 . Calcule esse nº.

    7) (CEFET) Nas proposições a seguir:
    I) 3/5 ЄQ – Z ; II) 6 – 9 Є Z ; III) 5 Є R – Z ; IV) √9 Є R – Q ; V) (- 8 )⅓ ЄR . São verdadeiras apenas :
    a) I, II e III b) I, II e IV c) I , II e V d) II, III e IV e ) II , III e V f) III, IV e V

    8) Sendo A = ] -3 , 4[ e B= [ -1 , 6 ].
    Calcule : A U B , A ∩ B , A – B e B - A

    9) Determine A e B, sendo:A U B = [ -1, 3 ], A ∩ B =[ 0 , 2 ] e A – B =[ -1 , 0 [

    10) ( PUC-MG) Se A = ] -2 , 3 ] e B= [ 0 ,5 ] , então determine os números inteiros que estão em B – A .

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    Análise do Desempenho dos 76 alunos das Turmas 1007 e 1009.

    Legenda : A (Acertaram), FME (Fizeram Mas Erraram) e ÑF ( Não Fizeram )

    1ª Q. ( Nível 6º Ano EF ) : A = 1 % , FME = 67 % e ÑF = 32 %

    2ª “ ( “ 7º “ “ ) : A =16 % , FME = 74 % e ÑF = 10 %

    3ª Q ( “ 7º “ “ ) : A = 0 % , FME = 5 % e ÑF = 95 %

    4ª Q. ( “ 7º “ “ ) : A = 0 % , FME = 21 % e ÑF = 79%

    5ª Q. ( “ 5º “ “ ) : A = 7 % , FME = 42 % e ÑF = 51%

    6ª “ ( “ 7º “ “ ) : A = 5 % , FME = 5% e ÑF = 90 %

    7ª “ ( “ 8º “ “ ) : A = 17% , FME = 55 % e ÑF = 28%

    8ª “ ( “ 1º Ano E.M ) : A = 1 % , FME = 17% e ÑF = 82%

    9ª “ ( “ “ “ “ ) : A = 3 % , FME = 3% e ÑF = 94%

    10ª “ ( “ “ “ “ ) : A= 0 % , FME = 8% e ÑF = 92%


    Mais uma vez mostro o fraco desempenho constatado em avaliações aplicada aos alunos que recebemos no 1ºAno do Ensino Médio regular da rede estadual. Esse fato ocorre por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental. Sabendo disso foi realizado no 1º Bimestre uma revisão de tópicos importantes e que são base para o ensino médio. No entanto falta ESTUDAREM e de quererem aprender.

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  12. Análise do Desempenho na Avaliação do 3º Bim. do 1ºAno E.M de 2014


    1) Determine o valor de “a” e “b” na função f(x)= a.x + b , sabendo-se que o gráfico de f(x) passa pelos pontos ( 3 , 2) e ( - 2 ,- 8 ) .

    2) Na função f(x) = 2x² - 4x +1 , determine : a(s) raiz (es) , o estudo do sinal de f(x), pontos de intersecção com os eixos das coordenadas , coordenadas do vértice e esboce graficamente f(x) incluindo esses pontos anteriormente determinados.

    3) Resolva a inequação: y = (1- 4x ) . (2x – 5) ≤ 0.

    4) Um menino chutou uma bola que atingiu a altura máxima de 12 metros , voltando ao solo 8 segundos após o chute. Sabendo que a trajetória da bola é uma função quadrática ( tipo: y = a.x² +b.x + c ) que expressa a altura “y” da bola em função do tempo “t” de percurso. Que função expressa a situação descrita?

    5) Em um concurso estão inscritos 500 candidatos. A prova será aplicada em salas de 30 lugares. Se todos os candidatos comparecerem, qual será o nº de salas necessárias ?

    6) O pai de Rosalva , o senhor Ximboca tem 5 filhas. Qual é o nome da 5ª filha ?
    1ª Xaxa , 2ª Xexa , 3ª Xixa , 4ª Xoxa e 5ª ___________

    7) Determine a inclinação de uma rampa reta e plana com 100 metros de comprimento, sabendo que o ponto mais alto da rampa dista 50m do chão..

    8) No mapeamento cartográfico de uma região, um topógrafo posicionou-se no ponto A, visando os pontos: B e C sendo B situado a 4 Km de A e C a 8 Km de A, sendo CÂB= 60º . Determine a distância entre os pontos B e C .

    9) Em uma fazenda há uma estrada reta que liga as porteiras A e B e outra estrada também reta que liga B à porteira C. Sendo conhecidos a distância entre B e C de 5 Km ,e BÂC = 30º e CBA =105º . Pede-se determinar : a distância entre as porteiras A e C , o perímetro e a área delimitada pelas porteiras A, B e C ( Vale 2,0 pontos)
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    Análise do Desempenho de 57 alunos que fizeram essa Avaliação.

    Legenda:
    A (Acertaram), FME (Fizeram Mas Erraram) e ÑF (Não Fizeram)

    1ª Q. ( Nível 1º Ano EM ): A = 0 %, FME = 3,5 % e ÑF = 96,5 %
    2ª “ ( “ 1º “ “ ): A =0 %, FME =15,8 % e ÑF = 84,2 %
    3ª Q ( “ 1º “ “ ) : A = 0 %, FME = 15,8 % e ÑF = 84,2 %
    4ª Q. ( “ 1º “ “ ): A = 0 %, FME = 0 % e ÑF = 100%
    5ª Q. ( “ 5º “ EF ): A = 26,3 %, FME = 19,3 % e ÑF = 54,4%
    6ª “ ( “ 6º “ “ ): A = 45,6 %, FME = 54,4% e ÑF = 0 %
    7ª “ ( “ 1º “ EM ) : A = 0% , FME = 3,5 % e ÑF = 96,5%
    8ª “ ( “ 1º Ano E.M ): A = 0 % , FME = 3,5% e ÑF = 96,5%
    9ª “ ( “ “ “ “ ) : A = 0 % , FME = 0% e ÑF = 100%

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  13. Análise do Desempenho do 1º Teste do 3º Bimestre de 2014


    1) Resolver:
    a) 4º = b) – [(11,3 – 13,8)] = c) ( 2³ )² =
    d) 4-1. {3² - [( 2 x 5)² - 3²] – 210 }. 0 =
    e) ( 7/8)17: ( 7/8 )-19 . ( 7/8 )-2 =

    2) Quantos copos de 250 ml poderão ser totalmente cheios por uma Coca Cola de 2,75 litros ?

    3) Sendo A= [-2 , 5[ e B = ( -1 , 6 ) intervalos numéricos pertencentes ao conjunto dos números reais. Determine ( NÃO É MULTIPLA ESCOLHA ) :
    a) AUB b) A ∩ B c) A – B d) B – A


    4) Um barco atravessa um rio num trecho onde a largura é de 80m, seguindo uma direção que forma um ângulo de 60º com a margem. Calcule a distância percorrida pelo barco para atravessar o rio, chegando á outra margem.

    5) Dada a função f: R em R , sendo f(x) = - 2 .x / (x² - 4) , determine o Domínio de f(x).

    6) Dada a função f : R em R , sendo f(x) = - 2x + 3. Responda :
    a) Se a função é crescente ou decrescente, justificando a sua resposta.
    b) Determine a raíz de f(x).
    c) Em que intervalo a função é positiva ( f(x) > 0 ) ? E negativa ( f(x) < 0 )?
    d) Elabore o gráfico de f(x) , com as coordenadas das interseções nos eixos cartesianos.
    Obs.: Cada questão certa vale 0,5 pontos.
    ---

    Comentário: ainda que com o nível baixíssimo de exigência, o resultado obtido foi catastrófico. Vejamos:
    Turma 1007 - somente 13 alunos compareceram para realizá-lo.
    Turma 1009 - 25 alunos compareceram.

    Resultados: 15 notas zero (0,0) / 8 notas 0,1 / 6 notas 0,2 /
    2 notas 0,3 / 3 notas 0,5 / 1 nota 0,6 / 1 nota 0,8 /
    1 nota 1,0 e 1 nota 1,7

    Somente um aluno acertou mais da metade. A grande maioria não acertou as duas primeiras questões de nível 5º ano do fundamental. Oito (8) alunos ainda que a 3ª questão esteja escrito em letras maiúsculas "NÃO É MÚLTIPLA ESCOLHA", assim procederam como se fosse. Lamentável !!!

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  14. Análise do Desempenho do 2º Teste do 3º Bimestre de 2014


    1) Para realizar uma visita ao Jardim Botânico o Ciep Brizolão 244 Oswaldo Aranha utilizou um ônibus no qual viajaram 58 alunos, dos quais 22 eram do sexo masculino e, 48 alunos estavam sentados. Sabe-se que 3 alunos do sexo masculino viajaram em pé. Qual é o nº de alunos do sexo feminino que viajaram em pé?

    2) A quarta parte de 422 é :
    411 b) 421 c) 222 d) 221 e) 211

    3) Sendo A= (- 53 – 62 ) / - 72 , B = [(-5)3 + (-6)2] / (-7)2 e A –B = K / 49 . Determine o valor de K.

    4) Determine a medida em radianos dos arcos correspondentes a :
    540º b) 1150º

    5) Obtenha a expressão geral dos arcos côngruos a π / 5 rad.

    6) Sabendo que senα =3/5 e que 0 < α < π , determine a tag α.

    7) O arco de π / 5 rad corresponde a que porcentagem da circunferência que o contém?
    8% b) 8,5% c) 9% d) 9,5% e) 10%

    8) (PUC-SP) Sendo cos α =1/m e sen = √(m+1)) / m , determine o(s) valor(es) de ‘m’.

    9) Defina os valores de α para a equação ; 2.sen α - √2 = 0

    10) Obtenha o menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio as 14h40’.
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    Obs . : Dado sen²x + cos²x = 1
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    Análise do Desempenho de 24 alunos que fizeram essa Avaliação.
    Legenda: A (Acertaram), FME (Fizeram Mas Erraram) e ÑF (Não Fizeram)

    1ª Q.( Nível 8º Ano EF ): A = 54,2 %, FME = 8,3 % e ÑF = 37,5 %
    2ª “ ( “ 8º “ “): A = 4,2 % , FME = 50 % e ÑF = 45,8 %
    3ª Q ( “ 7º “ ): A = 0 % , FME = 12,5 % e ÑF = 87,5 %
    4ª Q. ( “ 1º “ EM): A = 0 % , FME = 16,7 % e ÑF = 83,3 %
    5ª Q. ( “ 1º “ EM ): A = 0 %, FME = 0 % e ÑF = 100 %
    6ª “ ( “ 1º “ EM ): A = 0 %, FME = 0% e ÑF = 100 %
    7ª “ ( “ 1º “ EM ): A = 33,4 % , FME = 8,3 % e ÑF = 58,3 %
    8ª “ ( “ 1º “ E.M ): A = 0 % , FME = 4,2% e ÑF = 95,8%
    9ª “ ( “ “ “ “ ): A = 4,2 % , FME = 12,5% e ÑF = 83,3%
    10ª “ ( “ 9º Ano E.F): A = 0 % FME = 23 % e ÑF = 77 %

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  15. Análise do Desempenho 2º Teste de Matemática do 4º bimestre de 2014 para alunos do 1º ano do Ensino Médio do Ciep 244 - T.1007 e 1009.

    1) Efetue as operações abaixo:
    a) – (11,53 – 13,075) = b) {2,5 – (-1,3) + [(7,2 – 4,9) -1,4]}.0,1 =
    c ) 3691,68 X 4,50 = d) (-8).5/4 – ( -1/6) : (2/3)2 =
    e ) 3964,034 – 979,95 =

    2) Idem para:
    a) – ( √16 – √81 )2 – 6 = b) (-3)-3.(-3)3 =
    c) (-12)2 : (-2)3 = d) (2/3)-1 + (2/3)2 =
    e) a9.a8.a-2.a2 =

    3) Um terreno retangular de área 875 m2 tem seu comprimento excedendo a sua largura em 10m. Determine:
    a) O perímetro do terreno.
    b) Quanto será gasto para cercá-lo com seis (6) voltas de arame farpado, sabendo-se que o metro do arame custa R$6,25?

    4) Os médicos recomendam que toda pessoa beba pelo menos dois litros d’água por dia. O maratonista David bebe cerca de 3 litros de água diariamente, mas com a finalidade de melhorar o seu desempenho aumentou seu consumo em 50%. Quantos litros de água passou a beber diariamente?

    5) Dado o cosβ = 1/3. Determine: a) senβ b) tagβ

    6) Determine o menor ângulo ( em radianos) formado pelos ponteiros de um relógio as 17:40h
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    Análise do Desempenho dos 22 alunos das Turmas 1007 e 1009 que fizeram a Avaliação.

    Legenda :
    A ( Acertaram ) , FME ( Fizeram Mas Erraram ) e ÑF ( Não Fizeram )

    1ª Q. ( Nível 5º Ano EF ) : A = 0 % , FME = 73 % e ÑF = 27 %

    2ª “ ( “ 7º “ “ ) : A = 0 % , FME = 36 % e ÑF = 64 %

    3ª Q ( “ 9º “ “ ) : A = 4,5 % , FME = 4,5 % e ÑF = 91 %

    4ª Q. ( “ 7º “ “ ) : A = 18 % , FME = 4,5 % e ÑF = 77,5%

    5ª Q. ( “ 1º “ E.M ) : A = 0 % , FME = 4,5 % e ÑF = 95,5%

    6ª “ ( “ 9º “ E.F ) : A = 4,5% , FME = 4,5% e ÑF = 91 %

    Mais uma vez mostro o fraco desempenho constatado em avaliações aplicada aos alunos que recebemos no 1ºAno do Ensino Médio regular da rede estadual. Esse fato ocorre por não terem aprendido os conteúdos do Ensino Fundamental, ainda que tenhamos feito uma revisão desses tópicos. No entanto falta ESTUDAREM e de quererem aprender.

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